Embrapa é destaque no debate sobre sistemas alimentares na Inglaterra

Durante três dias, especialistas de várias partes do mundo estarão reunidos debatendo questões relacionadas ao realinhamento de sistemas alimentares para fornecer dietas saudáveis para todos

21.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

Até o dia 23 de outubro, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, participa de evento promovido pelo Painel Global sobre Agricultura e Sistemas Alimentares para Nutrição, em Windsor, Inglaterra. Durante três dias, especialistas de várias partes do mundo estarão reunidos debatendo questões relacionadas ao realinhamento de sistemas alimentares para fornecer dietas saudáveis para todos.

Em 2017, quando pela primeira vez o Brasil sediou um evento da instituição, a Embrapa, em parceria com o Painel Global, lançou a publicação “Melhoria da nutrição através do aprimoramento dos ambientes alimentares”, após a Oficina sobre Sistemas Alimentares e Qualidade das Dietas, realizada em Brasília. No documento, que traz recomendações sobre medidas que afetam a dinâmica da oferta de alimentos, foram destacados os dados que reforçam os efeitos da má nutrição em todo o mundo.

O co-presidente do Painel Global,  John Beddington, destacou aimportância da presença do presidente da Embrapa nas discussões que serão realizadas durante o encontro. “São contribuições valiosas sobre a inovação agrícola, que poderão acrescentar muito aos nossos esforços para mobilizar parceiros internacionais interessados na criação de sistemas alimentares sustentáveis”, comentou.

Apresentada como a maior empresa de pesquisa agropecuária do Brasil, a Embrapa é reconhecida pelo Painel Global, desde a sua criação em 2013, como fundamental na definição do impacto global e regional do trabalho da instituição. “O apoio da Embrapa e a nomeação do pesquisador Celso Moretti, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, vêm em um momento importante para o Painel, enquanto se prepara para a publicação do relatório Foresight 2.0 do Painel Global em 2020”, completou.

Para Moretti, a experiência brasileira tem condições de contribuir com soluções para outras nações. “É um trabalho desenvolvido durante quatro décadas de pesquisas, voltadas à produção sustentável de alimentos, fibras e bionergia no cinturão tropical do mundo”. O Painel Global se reúne anualmente em Windsor e este ano será a preparação para a Cúpula de Nutrição para o Crescimento, em Tóquio, Japão, ano que vem. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024