Embrapa e governo discutem plano de desenvolvimento do agronegócio fluminense

Embrapa e governo do estado do Rio de Janeiro estão se articulando para a construção de um plano de desenvolvimento do agronegócio fluminense

28.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Gregio

Embrapa e governo do estado do Rio de Janeiro estão se articulando para a construção de um plano de desenvolvimento do agronegócio fluminense. Na terça-feira (26/3), o secretário de estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), Eduardo Lopes, e o subsecretário adjunto de agricultura familiar, Adriano Lopes, estiveram na Embrapa Solos, no Jardim Botânico, para discutir com gestores e pesquisadores da Empresa as diretrizes do acordo de cooperação técnica.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, as diversas iniciativas e projetos que as três Unidades da Empresa no Rio de Janeiro já mantêm com a Seappa, especialmente com a Emater-Rio e a Pesagro, deverão ser potencializadas a partir da formalização do plano de desenvolvimento. “Aprimorando essa relação institucional, iremos otimizar as ações já realizadas ou em andamento e aperfeiçoar as parcerias, elencando desafios mais ambiciosos para o estado, embasados sempre em parâmetros técnico-científicos.”

Polidoro citou como exemplo os trabalhos da pesquisa agropecuária no planejamento do uso e aptidão das terras e os levantamentos sobre o potencial e os gargalos das diversas cadeias produtivas do Rio de Janeiro, que deverão nortear ações previstas no plano. Durante a reunião, os representantes da Embrapa e da Seappa discutiram temas como o apoio a agricultores familiares, investimentos na agroindústria alimentícia, incrementos no agroturismo e fortalecimento de parcerias com universidades públicas e demais instituições.

O secretário Eduardo Lopes ressaltou que a agricultura e o agronegócio têm um papel importante na economia do Rio de Janeiro, e que o plano de desenvolvimento construído em conjunto com a Embrapa pode ajudar a aumentar a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, que é o objetivo principal de sua pasta. “Temos como compromisso fortalecer a agropecuária em prol do crescimento dos agricultores familiares e da qualidade da produção, para garantir o aumento do PIB de nosso estado. Com um acordo de cooperação técnica amplo e ajustado, poderemos atingir as nossas metas”. 

A chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Lourdes Cabral, apontou que a formalização de um plano estruturado, que agregue e organize as ações já existentes a partir de parcerias da Embrapa com os diferentes órgãos do estado no cenário agropecuário, pode render bons frutos. “Eu vejo a agricultura do estado do Rio de Janeiro como um pilar de ações estruturantes que realmente podem trazer o desenvolvimento. Senti na reunião de hoje que nós temos chance de criar um plano de trabalho de curto, médio e longo prazos, no qual possamos integrar os resultados dos projetos de pesquisa da Embrapa às políticas públicas de desenvolvimento do estado, com metas a serem alcançadas por todos os envolvidos.”

Já o subsecretário de agricultura familiar, Adriano Lopes, afirmou que a integração com as três Unidades do Rio – Embrapa SolosEmbrapa Agrobiologia e Embrapa Agroindústria de Alimentos – será um marco para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no estado. “A integração da Secretaria de Agricultura com as Unidades da Embrapa é muito importante porque ela inclui tanto a parte de planejamento e preparo a partir da demanda de estudos de solo e classificação das potencialidades de uso, quanto através das tecnologias sustentáveis de produção, que a unidade de agrobiologia apresenta. E o ciclo da cadeia produtiva é fechado com a unidade de agroindústria, que pode prestar toda sorte de experiências em relação ao processamento de alimentos. Assim, temos chance de desenvolver tecnologicamente o setor agro em todas as suas etapas de produção.”

O foco na inovação foi ressaltado pela chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Solos, Petula Nascimento. “Com essa parceria, esperamos atingir nossos objetivos no âmbito do setor agropecuário do Rio de Janeiro, com foco no uso de aportes tecnológicos. Sabemos que o estado tem grande potencial no setor e chance de absorver grandes inovações”. Nesse sentido, Petula lembrou que a Embrapa e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTI) também estão formalizando um acordo de cooperação, buscando estruturar uma rede de inovação tecnológica que reúna os setores público e privado para a implementação de políticas públicas que promovam a agregação de valor à cadeia agropecuária e fomentem a implantação e o desenvolvimento de polos tecnológicos de inovação.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024