Embrapa e parceiros realizam dia de campo em Senhor do Bonfim

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é a responsável pel

26.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha

Realizado pela Embrapa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, campus Senhor do Bonfim (BA), Centro de Tecnologias do Semiárido e Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) do Território Piemonte da Diamantina, o evento tem como objetivo divulgar o método de enxertia na propagação de fruteiras entre produtores, viveiristas, pesquisadores, alunos e demais interessados.

A enxertia é uma técnica que consiste em implantar parte de uma planta em outra planta de igual ou diferente espécie. A principal vantagem da muda enxertada está relacionada à garantia de manutenção das características da planta propagada, o que não é possível na muda produzida por meio de semente.

Acerola, citros, abacaxi, banana, mamão, umbu, manga e maracujá são as fruteiras focadas no dia de campo. A parte teórica será apresentada pelo pesquisador Nelson Fonseca e a prática por Paulo Morais, técnico do Mapa que atua na Embrapa Mandioca e Fruticultura. “Vão ser abordados oito tipos de fruteiras, com todas as etapas da enxertia, e vamos fazer demonstração de plantio”, explica Fonseca.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024