Embrapa e Seapa discutem parcerias para capacitação de técnicos e elaboração de projetos

O objetivo foi estreitar as relações entre as instituições

24.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Clarice Rocha​

Gestores, pesquisadores e analista de transferência de tecnologia da Embrapa Roraima se reuniram na última terça-feira (22/01) com o novo Secretário de Agricultura do Estado, o agrônomo Renato Martins Primo, e sua equipe técnica. O objetivo foi estreitar as relações entre as instituições e discutir as possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e transferência com foco na agricultura familiar, além de construção de programa de capacitações para os técnicos da Seapa.

A reunião tratou ainda do levantamento de demandas e da realização de diagnóstico da situação agrícola dos municípios, etapa importante para estruturar ações alinhadas à realidade e às necessidades dos agricultores do Estado. Também foram discutidos projetos para a cadeia da banana, citricultura e horticultura.

Segundo o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima, Miguel Amador, é extremamente importante que pesquisa e assistência técnica caminhem juntas. O gestor explica que a Embrapa já possui um vasto portfólio de tecnologias, mas ainda há dificuldades em realizar a transferência. ‘A articulação de um programa de capacitação para o corpo funcional da Seapa é um primeiro passo para que os conhecimentos gerados na Embrapa cheguem efetivamente ao campo’, diz Miguel.

Para o Secretário de Agricultura, fortalecer a parceria entre a Seapa e a Embrapa é essencial para a geração de resultados mais eficazes. “Temos o desafio de criar uma dinâmica que foque as cadeias produtivas de cada região e estimule o pequeno produtor por meio do acompanhamento e suporte. Para isso, é necessário que os técnicos também estejam capacitados e atualizados. Estamos buscando novas fontes de recursos, mas também a valorização e integração do trabalho do nosso quadro técnico”, explica Renato.

Ao final da reunião, ficou definido que a Embrapa encaminhará á Seapa listagem de cursos e treinamentos disponíveis para articulação das capacitações. O esperado é que os treinamentos comecem já em fevereiro na capital Boa Vista. Também estão sendo articulados cursos para os técnicos do interior.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024