Embrapa expõe opções de tecnologias para sistemas produtivos na Norte Show

​De 15 a 17 de abril será realizado no parque de exposições da Acrinorte, em Sinop (MT) a segunda edição da Norte Show

12.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Gabriel Faria

De 15 a 17 de abril será realizado no parque de exposições da Acrinorte, em Sinop (MT) a segunda edição da Norte Show. A Embrapa será uma das expositoras com uma vitrine de tecnologias com opções para diferentes sistemas produtivos.

Com apoio de parceiros licenciados para a comercialização dos materiais desenvolvidos pela empresa, a Embrapa apresentará opções de forrageiras, cultivares de arroz, feijão-caupi, soja, sorgo biomassa, milho verde e novidades em consórcios forrageiros para integração lavoura pecuária e para sistemas de plantio direto na palha.

Entre as tecnologias que mais chamam a atenção, seja pelo tamanho, ou seja pelo potencial de utilização, está o sorgo biomassa híbrido BRR 716. Desenvolvido para a queima em caldeiras, o material vem sendo utilizado também para a formação de palhada para o plantio direto. Com raízes volumosas, potencial de chegar a 4 metros de altura e de produzir até 35 toneladas de biomassa seca por hectare, é mais uma opção para os agricultores.

Outro destaque é o arroz A501 CL, a primeira cultiva de arroz de terra altas resistente ao herbicida Kifix.

Entre as novidades demonstradas na feira estarão consórcios forrageiros que vem sendo desenvolvidos pela Embrapa Agrossilvipastoril e parceiros. Um exemplo é o Sistema Gravataí, um consórcio de braquiária com feijão-caupi indicado para pastejo em sistemas de ILP. Outros consórcios, ainda em testes, como o com nabo forrageiro, ou com trigo mourisco e consórcios múltiplos também serão demonstrados.

Cultivares de capins também terão seu espaço na vitrine da Embrapa, com destaque para os últimos materiais BRS lançados, como as braquiárias Ipyporã e Paiaguás, e os panicuns QuêniaTamani Zuri. Integrantes do Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (Gepi) da UFMT estarão no estande tirando dúvidas e apresentando resultados de pesquisas feitas com esses capins em Mato Grosso.

Além disso, serão apresentadas cultivares feijão-caupi, soja, sorgo silageiro e granífero e milho verde.

 Os visitantes do estande ainda poderão conhecer um pouco mais sobre os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por meio da realidade aumentada e adquirir publicações da Livraria Embrapa, que serão vendidas pela Associação dos Empregados da Embrapa Agrossilvipastoril.

A Norte Show estará aberta à visitação das 8h às 19h, e a entrada é gratuita.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024