Embrapa Hortaliças expõe tecnologias na Tecnoshow Comigo

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças estão expostas na Tecnoshow Comigo, que acontece de 11 a 15 de abril em Rio Verde, Goiás

13.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Anelise Macedo

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) estão expostas na 15ª edição da Tecnoshow Comigo, que acontece durante o período de 11 a 15 de abril em Rio Verde, Goiás. As cultivares de pimenta BRS Seriema, BRS Moema e BRS Mari, o Sistema Irrigas para manejo de irrigação e a Estação de Trabalho, composta pela casa de embalagem de lona, carrinho de colheita/transporte de hortaliças e uma mesa de seleção de hortaliças, estão entre os materiais em exposição no Centro Tecnológico Comigo (CTC), que incluem ainda publicações, como livros, fôlder e circulares técnicas sobre doenças, manejo e produção orgânica, entre outros temas relacionados à produção de hortaliças.

O destaque para as cultivares de pimenta expostas na feira é apontado pelo agrônomo Ítalo Lüdke, supervisor da área de Transferência de Tecnologia, como resposta às demandas relacionadas à cultura, identificadas pela Emater-GO. De acordo com o supervisor, as empresas processadoras da região vêm demandando novos materiais com características que atendam ao processo industrial, e que agreguem o componente da produtividade, "o que explica o interesse crescente pelos materiais desenvolvidos pelo Programa de Melhoramento de Pimentas da Embrapa".

Segundo Lüdke, ao lado da alta produtividade, essas pimentas apresentam características interessantes para processamento, seja como conservas e molhos – a BRS Seriema, pertencente ao grupo varietal conhecido como "bode", tem frutos pequenos, aromáticos e picantes; já a BRS Moema, a "biquinho", ostenta a ausência de pungência, enquanto a BRS Mari, do tipo "dedo-de-moça", tem elevada picância e pode ser produzida para consumo in natura ou processada na forma de molhos e/ou desidratada em flocos com as sementes (pimenta calabresa).

A Estação de Trabalho faz parte do grupo de tecnologias listadas entre os casos de sucesso, por terem sido testadas e validadas por pequenos produtores. O kit, que inclui a Unidade Móvel de Sombreamento (UMS), apresenta uma estrutura simples e de baixo custo, que ajuda a manter a qualidade dos produtos colhidos e a saúde do trabalhador.

Já a tecnologia desenvolvida com o objetivo de otimizar o processo de irrigação indica como, quando e quanto de água é necessária para determinados cultivos. O equipamento exposto na Tecnoshow possui um Guia Prático para o Uso do Irrigas, disponível no site da Embrapa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024