Embrapa Hortaliças promove painel sobre Bioeconomia e o Futuro da Alimentação

Mudanças Climáticas, Combate ao Desperdício de Alimentos, Economia Circular e Pesquisa e Inovação serão os tópicos abordados dentro da programação central do painel

22.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Anelise Macedo

Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) promove no dia 25 de outubro próximo, a partir de 8h30, o painel Bioeconomia e o Futuro da Alimentação. As inscrições gratuitas podem ser efetuadas no site. Mudanças Climáticas, Combate ao Desperdício de Alimentos, Economia Circular e Pesquisa e Inovação serão os tópicos abordados dentro da programação central do painel.

Confira os temas que serão abordados e os respectivos palestrantes:

Economia circular: tendências e oportunidades para o Brasil -  Luiz Paulo de Oliveira Silva - coordenador da rota de economia circular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) 

Desperdício de Alimentos: Oportunidades e Desafios - Gustavo Porpino de Araújo - Analista da Embrapa 

Bioeconomia em cenários de mudanças climáticas - Carlos Eduardo Pacheco - Pesquisador da Embrapa Hortaliças

A moderação dos debates será feita pelo chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento. O evento está inserido na agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que em sua 16ª edição traz como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Bioeconomia

Entre as interpretações utilizadas para definir o sentido do termo, uma das mais correntes conceitua “Bioeconomia’ como produção e uso inovador e sustentável de recursos biológicos renováveis para a produção de energia, produtos químicos e materiais como plásticos ou alimentação humana e animal. Dentro dessa definição, quais seriam as contribuições da Embrapa Hortaliças, tendo em vista a sua missão institucional de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para produção eficiente, sustentável e competitiva da olericultura?

De acordo com o pesquisador Warley Nascimento, se forem levadas em consideração as tecnologias voltadas para a redução das emissões de carbono e gases de efeito estufa – incluídas entre as apontadas como principais vantagens da bioeconomia -, a exemplo do Sistema Plantio Direto (SPD), essa contribuição já é uma realidade.

“Por ser uma tecnologia que faz parte do nosso abecedário de práticas agrícolas, e pela sua reconhecida ação relacionada aos problemas provocados pela intensificação dos estresses térmicos e hídricos, além do crescimento da pressão das pragas e doenças, o SPD pode ser descrito como um grande aliado nesse sentido”, pontua o pesquisador, para quem o painel representará uma boa oportunidade para promover a discussão sobre como avançar mais na questão da bioeconomia, envolvendo a olericultura.

“A tendência é que as nossas tecnologias se tornem cada vez mais atrativas, tendo em vista que com o aumento da temperatura os países de clima temperado terão que adaptar sua agricultura para cenários mais quentes, ou seja, um quadro favorável para a bioeconomia aplicada ao nosso agronegócio”.

O Painel é uma das ações previstas no projeto “II Feira - “Pesquisadores do futuro: Inclusão de crianças e jovens do DF e entorno no mundo da Ciência” aprovado no edital “Apoio à promoção de eventos de difusão científica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2019” da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).

Painel Bioeconomia e o Futuro da Alimentação 

Horário: 8h30 às 12h 

Local: Embrapa Hortaliças - 

Acesse o Mapa 

Inscrições no site

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024