NOTÍCIAS

Embrapa Hortaliças realiza ações inclusivas na 15ª Semana Nacional de C&T

  • 10/10/2018 |
  • Gislene Alencar

Com foco no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) “Ciência para a redução das desigualdades”, a Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) realizará atividades lúdicas e criativas para estudantes com o intuito de mostrar como as pesquisas estão inseridas no nosso dia a dia. O destaque deste ano é o envolvimento de alunos com alguma deficiência visual, cognitiva e com síndrome de down nas ações programadas para os das 17, 18 e 19 de outubro, nos períodos matutino e vespertino.

Instituições que trabalham com esse público estão sendo convidadas, entre elas o centro de tratamento Cris Down que esteve recentemente na Embrapa Hortaliças. O evento também é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio da rede municipal e particular do Distrito Federal e Entorno. 

Nos três dias serão realizadas as seguintes ações: Visita ao jardim sensorial onde estão diversas plantas aromáticas que poderão ser vistas e sentidas por meio do tato e do olfato. Na Vitrine Tecnológica os alunos terão acesso a cultivares resultantes de pesquisas da Embrapa como cenoura, pimenta, berinjela, batata-doce, pimentão e alface. E na oficina de nutrição eles vão receber informações sobre os benefícios do consumo de hortaliças para alimentação saudável. E como exemplo de uma agricultura mais sustentável e versátil, pesquisadores vão mostrar o sistema hidropônico, que é uma forma de cultivo sem solo. Na oficina de horta em pequenos espaços  os estudantes vão aprender que é possível ter hortaliças fresquinhas em casa e eles ainda vão visistar o laboratório de sementes. Para chamar a atenção dos alunos sobre a importância da genética e da hereditariedade, no espaço Mendel os pesquisadores vão falar sobre os princípios das leis do cientista Gregor Johann Mendel.

De acordo com o pesquisador Warley Marcos Nascimento, evento foi pensado para contribuir com a popularização da ciência junto a esse público específico. Ele explicou que agricultura sustentável, incentivo ao consumo de hortaliças e reciclagem são alguns dos temas que serão abordados nessas atividades de forma lúdica para promover a inclusão social e a redução das desigualdades.

Parcerias: Essas ações fazem parte do projeto “Um novo olhar sobre a ciência e tecnologia: atividades inclusivas para deficientes visuais e com síndrome de down da rede pública e privada de ensino” aprovado junto ao CNPq. A Embrapa conta ainda com a parceria das secretarias municipais de ensino e da Universidade Paulista (Unip). 

Semana:  A 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) em parceria com diversas instituições para a popularização da ciência em todo o Brasil. 


ver mais notícias