Inscrições para workshop sobre fitossanidade da bananeira estão abertas

Por meio de aulas teóricas e práticas em campo e em laboratório, a programação vai abordar as principais ameaças fitossanitárias à cultura da bananeira

04.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha

Já estão abertas as inscrições para o III Workshop sobre Fitossanidade na Cultura da Bananeira que vai ser realizado de 10 a 13 de julho pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O treinamento é destinado a produtores rurais, engenheiros-agrônomos e profissionais da defesa vegetal, consultores, professores de nível técnico e superior, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. 

Por meio de aulas teóricas e práticas em campo e em laboratório, a programação vai abordar as principais ameaças fitossanitárias à cultura da bananeira em todo o mundo, como murcha de Fusarium, sigatokas negra e amarela, moko, viroses, nematoides, broca do rizoma, tripes e ácaros.

Os instrutores pertencem a Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal de Lavras, Multiplanta Tecnologia Vegetal Ltda., Biocell, Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Superintendência Federal da Agricultura (SFA-ES) e Corporação Bananeira Nacional (Corbana), da Costa Rica.

“As constantes ameaças fitossanitárias à bananicultura só podem ser enfrentadas com tecnologias modernas, inovadoras e afinadas com a preservação do meio ambiente”, afirma o engenheiro-agrônomo Herminio Rocha, um dos coordenadores e instrutores do III BananaFIT.

O cenário nacional do agronegócio bananeiro nos importantes polos de produção caracteriza-se pelo uso de tecnologias de ponta, tanto na produção quanto no processamento, e isso resulta em produtividades elevadas e na melhor qualidade dos frutos. Em 2016, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram colhidas 6.764.324 toneladas de bananas que colocam o país como o quarto maior produtor do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia.

Serviço:
Evento: III Workshop sobre Fitossanidade na Cultura da Bananeira
Período: 10 a 13/7/2018
Local: Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA)
Valor da inscrição: R$ 500,00 (até 13/6) e R$ 600,00 (a partir de 13/6)
Programação: https://bit.ly/2I7PNAB
Informações: telefone (75) 3312-8144, e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024