Embrapa lança campanha digital para promover cultivares de soja

Por meio de estratégias de marketing digital, a campanha está utilizando uma plataforma que automatiza o desenvolvimento de campanhas on line e permite conhecer mais detalhadamente o público que se interessa pelo assunto

06.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carina Rufino​

A Embrapa iniciou, em julho, uma campanha para promover suas cultivares de soja em diferentes regiões. Por meio de estratégias de marketing digital, a campanha está utilizando uma plataforma que automatiza o desenvolvimento de campanhas on line e permite conhecer mais detalhadamente o público que se interessa pelo assunto.  A ação de comunicação mercadológica visa, em um primeiro momento, atrair a atenção dos produtores de grãos e, por meio da entrega de informação técnica de qualidade, gera uma espécie de “funil de vendas”, permitindo no final a apresentação da cultivar mais adequada para a região de atuação. “A campanha se desenvolve a partir do conceito de manejo da soja para alto rendimento, passando pelos temas: manejo do solo para altas produtividades, sementes de alta performance, a importância de entender bem o posicionamento comercial das cultivares na região em que ela será plantada e, por fim, apresentar as cultivares elite da Embrapa para a região de cultivo”, explica Carina Rufino, gerente de comunicação da Embrapa Soja. 

Para cada etapa da campanha, o cliente em potencial preenche um questionário rápido para ter acesso a um conteúdo exclusivo.  Essas informações vão alimentando o banco de dados sobre o perfil do cliente, como região que ele cultiva soja, sistema de produção, média de produtividade, tipo de solo que predomina na sua propriedade, entre outras. “Quando o usuário se interessa pelos tópicos apresentados, o banco de dados vai agregando as informações sobre o comportamento on line do cliente, seus interesses e informações específicas que permitem apresentar produtos para cada perfil”, explica o analista de comunicação Hugo Kern. Além de uma ação de comunicação mais dirigida de promoção de cultivares, com a nova ferramenta é possível formar um mailing mais qualificado sobre o manejo do sistema de produção nas diferentes regiões. 

 “Essas novas ferramentas de marketing digital permitem conhecer melhor os produtores e suas preferências, estabelecer estratégias de relacionamento dirigidas e ações de desenvolvimento de mercado, de acordo com as demandas pessoais e de cada região”, afirma Jurema Campos, da Embrapa Produtos e Mercados. A iniciativa está atendendo simultaneamente todas as fundações parcerias da Embrapa e tem o envolvimento de profissionais da Embrapa de várias Unidades que atuam em regiões produtoras de soja.

Além da Embrapa Soja, estão envolvidas: Embrapa Cerrados, Embrapa Trigo, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Amazônia Oriental. Esta ação também faz parte de um Projeto em Rede do Macroprograma 4 liderado pela Embrapa Produtos e Mercado que tem por principal objetivo o desenvolvimento de mercado para cultivares BRS, de forma a que as ações sejam realizadas de maneira conjunta entre as áreas comercial, mercadológica e comercial da Embrapa e parceiros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024