Embrapa lança livro completo da cultura do morangueiro

O livro Morangueiro foi editado pelos pesquisadores Luis Eduardo Corrêa Antunes, Carlos Reisser Júnior e José Ernani Schwengber

16.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps com colaboração de Julia Zschornack

Durante a cerimônia de comemoração dos 25 anos da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) na primeira semana do mês de julho, ocorreu o lançamento do livro Morangueiro, editado pelos pesquisadores Luis Eduardo Corrêa Antunes, Carlos Reisser Júnior e José Ernani Schwengber. Um exemplar da obra foi entregue simbolicamente ao presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi - especial parceira na divulgação da técnica de produção fora do solo junto aos produtores - e também aos demais parceiros homenageados no evento. 

O livro é resultado da cooperação entre a organização sul coreana Rural Development Administration (RDA) e a Embrapa. Trata de uma obra completa - 22 capítulos em 589 páginas - sobre as tecnologias para cultura do morango, trazendo informações para a expansão do conhecimento desta cadeia produtiva. Especialmente a obra recomenda novas cultivares de morangueiro apresentadas e testadas como mais adaptadas às características de clima e solo do Brasil.

Nele, estão reunidas as principais informações  sobre o cultivo do morango, geradas por cerca de 50 profissionais, oriundos da Embrapa, de universidades e de institutos estaduais de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, atendendo as demandas por parte dos produtores, técnicos, estudantes e demais interessados em obter, através da dedicação a esta cultura, renda e sustentabilidade na sua atividade agrícola.

O livro apresenta tecnologias de ponta para o cultivo do morangueiro. Uma delas é o sistema de produção fora do solo, também chamado de cultivo semi-hidropônico, que está em em seu 11º capítulo. Os primeiros registros deste tipo de cultivo, no Rio Grande do Sul, foram na Serra Gaúcha, no final da década de 1990, em virtude de estudos realizados pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) a fim de aperfeiçoar esta tecnologia já existente em outras regiões. Esta forma de manejo vem sendo adotada nos últimos anos em praticamente todas as regiões tradicionais de produção de morango no Estado gaúcho. A Empresa contribuiu em melhores soluções para aplicação da metodologia de manejo e no uso de técnicas de produção.

Segundo o pesquisador Luis Eduardo Corrêa Antunes a UD inovou esta técnica ao apresentar à aplicação, através de um sistema fechado de produção, a reutilização dos insumos e o uso de adubação no momento exato de necessidade, tornando a produção mais sustentável ambientalmente."Este método tem várias vantagens, como diminuir a penosidade de trabalho pelo produtor rural, destacando  também a possibilidade dele ter mais controle sobre aquela produção. Inclusive, os produtores estão migrando do cultivo no solo para o fora de solo - entre 40% e 50% de produtores de morango já adotam na região de Pelotas", declarou o pesquisador.

Para o presidente da RDA, Yangho Lee, o resultado da publicação é uma das formas de confiança em futuros tratados de cooperação técnica firmados com a Embrapa : "O foco poderá se estender em diversos frutos para o desenvolvimento da agricultura dos dois países".

Os interessados podem ter acesso ao livro Morangueiro, gratuitamente, através do repositório www.infoteca.cnptia.embrapa.br...
    


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024