Embrapa lança manual para a identificação de doenças na cultura do arroz

Trata-se do lançamento do “Manual de Identificação de Doenças da Cultura do Arroz”, produzido pelas fitopatologistas da Embrapa Arroz e Feijão, Valácia Lemes Silva-Lobo e, Marta Cristina Corsi de Filip

05.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Helio Magalhaes

Mais uma publicação produzida pela Embrapa está sendo colocada à disposição dos leitores, estudiosos e interessados pela pesquisa agropecuária brasileira.

Trata-se do lançamento do “Manual de Identificação de Doenças da Cultura do Arroz”, produzido pelas fitopatologistas da Embrapa Arroz e Feijão, Valácia Lemes Silva-Lobo e, Marta Cristina Corsi de Filippi.

A obra nasceu da necessidade de reunir informações sobre as principais doenças da cultura do arroz no Brasil. Fatores como a diversidade climática ou a expansão das áreas de cultivo, assim como a uniformização de uso de cultivares melhoradas, podem proporcionar condições favoráveis à ocorrência de epidemias de doenças endêmicas.

O manual traz fotos com os principais sintomas das doenças que ocorrem no Brasil, com o objetivo de facilitar a identificação das doenças pelos produtores, extencionistas e demais interessados.

Estas epidemias devem ser identificadas antes de alcançarem níveis elevados, evitando que gerem prejuízos à lavoura ou reduzam a produtividade e a qualidade dos grãos. Para que as cultivares de arroz possam expressar seu potencial produtivo é de grande importância que o produtor adote medidas de manejo integrado das doenças.

Publicação: SILVA-LOBO, V. L.; FILIPPI, M. C. C. de. Manual de identificação de doenças da cultura do arroz. Brasília, DF: Embrapa, 2017. 45 pág. Acesse aqui para adquirir a publicação.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024