Embrapa Meio-Norte apresenta aplicativo e divulga tecnologias no Agrobalsas 2019

Unidade apresentará o aplicativo Nutri Meio-Norte e fará demonstração digital do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

23.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa Meio-Norte participa, de 20 a 24 de maio, do Agrobalsas 2019, em Balsas (MA). Este ano a Unidade da Embrapa leva ao evento três novidades: apresentação do aplicativo Nutri Meio-Norte e demonstração digital do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), por meio de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). A instituição mostra seus trabalhos no evento também por meio de estande, vitrine viva e palestras.

O Nutri Meio-Norte, módulo soja, será apresentado na quinta-feira (23/05). É um aplicativo para avaliação do diagnóstico das folhas de soja com o uso de ferramentas de balanço nutricional para a região Meio-Norte do Brasil. Com ele, o produtor pode obter rapidamente as quantidades de nutrientes e corretivos de que a lavoura necessita.

O Nutri Meio-Norte tem as seguintes possibilidades: Auxilia o manejo adequado para adubação ou aplicação de fertilizante; Possibilita economia no uso de fertilizantes; Permite avaliar o estado e balanço nutricional pelos métodos DRIS (Sistema Integrado de Recomendação e Diagnóstico) e CND (Diagnose da Composição Nutricional); Permite gerar relatórios com os resultados obtidos; Utiliza dados da região (Piauí e Maranhão); é de fácil manuseio e é gratuito. Para baixar o aplicativo, basta clicar aqui.

Os visitantes do estande da Embrapa no Agrobalsas terão a oportunidade de visualizar, por meio da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual, como funciona a tecnologia ILPF, que possibilita, em uma mesma área, a produção agrícola, pecuária e florestal, com ganhos em produtividade e para o meio ambiente. O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma alternativa viável de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas.

A integração de árvores com pastagens e ou com lavouras é conceituada como o sistema que integra os componentes lavoura, pecuária e floresta, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. Possibilita que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido ao sinergismo que se cria entre lavoura e pastagem.

Utilizando a RA, com o uso do aplicativo no celular ou tablet e um cubo em acrílico impresso, ou a RV, com o uso de óculos especiais para essa finalidade, é possível que a pessoa veja e compreenda o funcionamento da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e seus efeitos no solo, nas plantas, os benefícios para o meio ambiente e para o bem-estar dos animais.

A Embrapa participa também do Agrobalsas com apresentações no estande de cultivares de feijão-caupi (feijão-de-corda, feijão-macassar), máquina debulhadora de feijão-caupi e publicações sobre tecnologias desenvolvidas pela empresa. Está também com uma vitrine viva com cultivares de culturas como soja e capim desenvolvidas pela instituição.

Na feira, também na quinta-feira, 23 de maio, serão apresentadas três palestras pela equipe da Embrapa Meio-Norte.  O tema “Alternativas tecnológicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais: experiências da Embrapa nos projetos Boa Esperança, Biofort e ILPF serão apresentados pelo analista Marcos Lopes Teixeira Neto. O pesquisador Henrique Antunes de Souza apresentará a palestra “Ferramentas de avaliação do estado nutricional da soja para o Maranhão e Piauí: Nutri Meio-Norte – Soja” e o pesquisador Geraldo Magela Côrtes Carvalho apresentará “O processo de construção do boi Tropical, o componente animal da Integração Lavoura Pecuária Floresta”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024