Embrapa oferece capacitação gratuita para viveiristas de videira

​Evento será realizado na Sede da Empresa de Pesquisa, em Bento Gonçalves, RS

19.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Viviane Zanella

Com a intenção de orientar os viveiristas que produzem mudas de videira, a Embrapa Uva e Vinho promove na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, o 2º Encontro para Capacitação, como parte do projeto 'Mudas de Qualidade', que busca, desde 2013, o desenvolvimento de tecnologias para aumento da qualidade das mudas comercializadas junto ao segmento viveirista nacional.

“Vamos compartilhar o protocolo técnico para produção de mudas de videira com foco na qualidade fitossanitária e morfológica, fruto de mais de quatro anos de trabalho da equipe de pesquisadores”, antecipa Daniel Grohs, que é engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho e será o palestrante do encontro. Ele também informa que a intenção é realizar um curso rápido para atualização em questões chaves para o sucesso da produção de uma muda de qualidade, desde a obtenção das plantas matrizes até a comercialização da muda.

Ainda segundo o agrônomo, a enxertia de mesa, principal técnica para produção de mudas de videira no mundo, deve ser cada vez mais internalizada pelos viveiristas, pois além de trazer inúmeras facilidades operacionais, leva à redução do custo da muda ao viticultor e permite a obtenção de um produto padronizado. “Além da parte teórica, vamos mostrar como se faz prática, pois muitos dos detalhes da técnica somente são compreendidos quando se visualiza a operação”, complementa Grohs.

O 2º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Mudas de Videira é gratuito e dirigido aos viveiristas interessados na produção de mudas de videira. Para participação, é obrigatória a inscrição através do email: cnpuv.inscricoes@embrapa.br ou telefone (54)3455.8087.


SERVIÇO

O que: 2º Encontro para Capacitação de Viveiristas de Mudas de Videira
Data: 25 de maio de 2017
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves - RS
Informações e inscrições: email cnpuv.inscricoes@embrapa.br ou telefone (54)3455.8087.

Programa:
08h30: Inscrições
09h00: Abertura e contextualização da produção de mudas de videira no Brasil e no mundo
10h00: Intervalo
10h15: Aspectos fisiológicos e fitossanitários fundamentais na produção de mudas de videiras pela técnica de enxertia de mesa
11h30 - 13h00: Intervalo para almoço
13h30: Protocolo técnico para produção e comercialização de mudas de videira com qualidade superior
15h00: Demonstração prática de tecnologias e métodos relacionados à produção de mudas de videira através da técnica de enxertia de mesa
17h00: Discussão e conclusões
17h30: Encerramento


Saiba mais:

O projeto "Mudas de Qualidade" é o resultado da parceria público-privada entre a Embrapa e a Agaprovitis (Associação dos Produtores de Mudas de Videira do Rio Grande do Sul), com recursos da Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), operado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Embrapa e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem a participação de inúmeras instituições públicas de pesquisa e transferência de tecnologia, destacando-se: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Empresa de
Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), Emater, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Semiárido, Embrapa Produtos e Mercado, além de vinícolas e associações de viticultores.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024