Embrapa orienta produtores sobre manejo de poda de uva em Flores da Cunha

​Ação integra o Programa 100% uva da Casa Rodrigues, em Flores da Cunha, RS

27.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Viviane Zanella

Ensinar os produtores parceiros da Casa Rodrigues a realizarem a poda mais adequada, visando produção equilibrada com maior qualidade, para as cultivares de processamento desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Uva da Embrapa, era o foco dos Dias de Campo realizados na propriedade dos irmãos Volnei e Ivanio Bolzoni, na quinta-feira passada, dia 21, em Flores da Cunha (RS). Mas a capacitação foi muito além.

Tanto no turno da manhã, como no da tarde, por mais de seis horas, o técnico Roque Zílio orientou os agricultores presentes sobre os melhores manejos, especialmente referente à poda mista indicada para as cultivares 'BRS Magna', 'BRS Violeta', 'BRS Carmem' e 'BRS Lorena', dentre outras, todas resultado do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa. Além da poda, Zílio respondeu dúvidas e deu dicas sobre manejo dos solos e das doenças para os pouco mais de quarenta produtores que participaram dos eventos no dia que começou com temperatura próxima de zero graus.

Para o técnico Fábio Ravizzoni, da Vinícola Casa Rodrigues e um dos responsáveis pela implementação do Programa Uva 100%, o encontro foi muito proveitoso. "Além de falar sobre a poda, o dia de campo foi um excelente momento para tirarmos dúvidas sobre a enxertia, compra de mudas e muitos outros assuntos", comenta. Ravizzoni destaca o pioneirismo da vinícola em realizar esses encontros em Flores da Cunha. "A parceria com a Embrapa está sendo fundamental para que as informações corretas cheguem aos produtores. Mesmo para nós, técnicos, os encontros são importantes e sempre estamos aprendendo coisas novas para transferirmos para nossos parceiros", avalia.

O produtor Vanderlei Gaspereto, além de aprender o sistema de poda mista, que é o recomendado para as cultivares de processamento desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho, ficou bastante satisfeito, pois conheceu a 'BRS Carmem', cultivar de uva tinta tardia para elaboração de suco.

Na Embrapa Uva e Vinho, o engenheiro agrônomo Rodrigo Monteiro, da área de Transferência de Tecnologia, é o responsável pela parceria na organização de eventos entre Embrapa e a Casa Rodrigues, que já está em seu segundo ano. Segundo ele, em 2014 e 2015 o foco foram as palestras técnicas com pesquisadores da Unidade e para 2016 serão realizadas mais atividades práticas, como os dias de campo, visitas à Embrapa e inclusive o planejamento da implantação de uma Unidade Demonstrativa em propriedade de viticultor parceiro da Vinícola.

Esse dia de campo foi planejado para atender simultaneamente demandas das duas empresas: a Casa Rodrigues, buscando qualidade na matéria-prima produzida pelos viticultores desde a poda, e a Embrapa, trabalhando com o fortalecimento de suas tecnologias diretamente com o cliente final, no caso, as cultivares de uva para processamento e seu manejo.

O Dia de Campo sobre poda foi o primeiro encontro do Programa Uva 100% deste ano. Os próximos encontros serão uma excursão para a Expointer, visitas à Embrapa Uva e Vinho e dias de campo sobre enxertia e verde e manejo da copa.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024