Embrapa participa do BRACV 2019

Com o tema sobre sustentabilidade, a Avaliação do Ciclo de Vida promove a melhoria dos processos produtivos agrícolas e agroindustriais

06.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

III Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida – BRACV 2019 será realizado entre os dias 26 e 28 de junho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba.

Com o tema Sustentabilidade da ACV no Brasil, o BRACV 2019 servirá para que os organizadores acompanhem os avanços obtidos a partir das edições anteriores do evento e discutam os desafios e oportunidades para o avanço do Pensamento do Ciclo de Vida no Brasil.

O formato do BRACV é orientado para a construção conjunta de saberes e seu conceito é concebido como um espaço de troca de conhecimentos entre pesquisadores e profissionais da área de ACV. A proposta é discutir estratégias que deem suporte ao progresso desta área no Brasil, seja como metodologia científica, ferramenta para o setor produtivo ou fonte de informações para políticas públicas.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Marília Folegatti, “o BRACV é entendido como o braço operacional do Programa Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida (PBACV), do qual a Embrapa participa como membro do Comitê de Coordenação e do Comitê Gestor, bem como responde pela Comissão Técnica de Inventários de Ciclo de Vida”.

Segundo ela, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) tem sido utilizada por organizações para avaliar o desempenho ambiental de seus produtos, orientando os gestores nas tomadas de decisão. “A ACV está se tornando um importante estímulo à melhoria dos processos produtivos agrícolas e agroindustriais, com vistas à sustentabilidade ambiental”, enfatiza.

Minicursos 

A manhã do primeiro dia de evento (26/06) será dedicada aos minicursos sobre Rede de Avaliação de Impactos, Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), Rotulagem Ambiental e RenovaBio. Este último inclui o funcionamento da RenovaCalc, calculadora pela qual as empresas cadastradas no RenovaBio, interessadas em créditos de descarbonização (CBios), detalham parâmetros técnicos dos processos agrícolas e industriais da sua produção de biocombustíveis que geram emissões de carbono. 

Lançada em 2018 e desenvolvida pela Embrapa em parceria com o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Agroicone e Unicamp, a calculadora, disponibilizada no endereço eletrônico da ANP (Agência Nacional do Petróleo), mede os índices de Intensidade de Carbono dos Biocombustíveis do Programa RenovaBio, gerando a Nota de Eficiência Energético Ambiental, que dá acesso a créditos de descarbonização.

BRACV 2019 

Sustentabilidade da ACV no Brasil 

De 26 a 28 de junho 2019 

UTFPR - Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças Curitiba, PR

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024