Embrapa Produtos e Mercado disponibiliza sementes básicas de feijão-caupi da cultivar BRS Imponente

O edital de oferta para a exploração comercial da cultivar encontra-se aberto na página www.embrapa.br/produtos-e-mercado/editais até o dia 22 de março

11.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Jurema Iara Campos

A Embrapa Produtos e Mercado está oferecendo a empresas interessadas a oportunidade de parceria para o desenvolvimento de mercado e a produção e comercialização da cultivar de feijão-caupi BRS Imponente. O edital de oferta para a exploração comercial da cultivar encontra-se aberto na página www.embrapa.br/produtos-e-mercado/editais até o dia 22 de março.

A cultivar possui crescimento indeterminado e porte semiereto, ramos laterais curtos, ciclo de maturação precoce e inserção das vagens acima do nível da folhagem. Tem grãos de cor branca, com tegumento rugoso e anel do hilo marrom, de tamanho extragrande e formato reniforme.

A BRS Imponente, voltada especialmente para o mercado externo, será lançada em junho de 2016, durante o IV Conac - Congresso Nacional do Feijão Caupi, que acontecerá na cidade de Sorriso, MT. Ela é indicada para o cultivo no Estado do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso.

Os documentos necessários para a participação e as informações sobre o processo de seleção estão relacionados no edital.

Feijão-caupi


O feijão-caupi (gênero Vigna), é também conhecido no Brasil como feijão macassar, fradinho ou de corda, e de tradicional consumo na região Nordeste.

De tradicional produção por pequenos agricultores e em áreas restritas, hoje a cultura do feijão-caupi encontra-se em franca expansão nos cerrados das regiões Meio-Norte e Centro-Oeste do Brasil, aonde vem sendo cultivada em grandes áreas e com uso de alta tecnologia.

O feijão-caupi é rico em proteínas, minerais e fibras, o que o torna um produto de grande aceitação por consumidores mais preocupados com a alimentação saudável. No mercado internacional, sua maior procura é por países como Egito e Índia. Os maiores concorrentes do Brasil na produção são o Mianmar, China, Peru, EUA e Madagascar.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024