Embrapa realiza workshop para validar a calculadora da intensidade de carbono de biocombustíveis do RenovaBio, a RenovaCalc

Neste momento, o evento será orientado à participação de técnicos das áreas de sustentabilidade agrícola e industrial de unidades produtoras de biocombustíveis

09.02.2018 | 21:59 (UTC -3)
Marcos Vicente​

A Embrapa Meio Ambiente em parceria com o Ministério de Minas e Energia – MME, Agência Nacional do Petróleo – ANP, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Agroicone, promoverão nos dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2018, nas dependências da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), o I Workshop para Validação da RenovaCalc, a ferramenta do RenovaBio, que permitirá o cálculo da intensidade de carbono dos biocombustíveis.   Neste momento, o evento será orientado à participação de técnicos das áreas de sustentabilidade agrícola e industrial de unidades produtoras de biocombustíveis, uma vez que objetiva validar a RenovaCalc, identificando eventuais dificuldades de entendimento e de inserção de dados, e colhendo sugestões de melhoria dos potenciais futuros usuários da calculadora.

Em 28 de fevereiro técnicos das unidades produtoras de etanol de cana-de-açúcar, etanol 2G e etanol de milho discutirão as rotas tecnológicas inerentes à cadeia. Já no dia 1 de março, as mesmas ações serão oportunizadas aos técnicos das unidades produtoras de biodiesel e biogás.

O Workshop é parte dos trabalhos de regulamentação do programa, a partir da sanção presidencial da Lei 13.576/ 2017, que instituiu a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). O cronograma prevê que esta primeira etapa de validação seja finalizada até o final do mês de março de 2018.

A Renovacalc foi estruturada para estimar os índices de desempenho ambiental dos combustíveis do Programa RenovaBio. Para tal, faz uso de um conjunto de parâmetros técnicos fornecidos pelo produtor para calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do ciclo de vida do biocombustível.

Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta para avaliação de impactos ambientais baseada na contabilidade de material e energia consumidos pelos processos produtivos e emitidos para o meio ambiente durante todo o ciclo de vida de um determinado produto, desde a fase de obtenção de recursos naturais, passando pelos processos de transformação, transporte, fase de uso e descarte do produto.

Conforme explicou a pesquisadora da Embrapa, Marília Folegatti, que coordena o grupo técnico que está elaborando a ferramenta, “a expectativa é que o evento seja um espaço para apresentação e discussão da RenovaCalc, buscando colher sugestões do setor produtivo para a melhoria da ferramenta”.

Para Marcelo Morandi, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, o workshop é mais um passo importante na construção do RenovaBio, “agora já em fase de materialização para o público-alvo, no entendimento das métricas que serão solicitadas para ingresso no Programa”.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024