Embrapa recebe o Prêmio Folha Verde

Duas unidades da Embrapa no RS serão homenageadas pela Assembleia Legislativa do estado

14.12.2018 | 21:59 (UTC -3)
Maria Francisca Canovas de Moura

Este ano, duas Unidades da Embrapa no RS vão ser homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na 8ª edição do Prêmio Folha Verde: a Embrapa Uva e Vinho, na categoria Público Agropecuário e a Embrapa Pecuária Sul, na categoria Pecuária.

O Prêmio Folha Verde é uma das maiores distinções do Legislativo gaúcho e é concedida pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. A Comissão Julgadora, formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos, estadual e federal, ligados ao setor, selecionou, em reunião aberta ao público, os destaques entre as 81 indicações.

Para Mauro Celso Zanus, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, o prêmio representa o reconhecimento às pesquisas científicas e ao desenvolvimento de soluções para as cadeias produtivas de uva e de frutas de clima temperado. Salienta, ainda, que os trabalhos são conduzidos em articulação com uma enorme rede de parceiros, tais como Universidades, MAPA, SEAPI-RS, Emater, Ibravin e mais de 80 instituições, públicas e privadas.  Dentre os destaques da Embrapa Uva e Vinho, Zanus aponta a atuação para a qualificação e legalização do vinho colonial, o desenvolvimento de novas variedades de uvas de mesa e para suco, as ações no Programa Alimentos Seguros, tecnologias para controle e convivência da doença do cancro europeu da maçã, disponibilização de mudas de alta qualidade para viveiristas credenciados e o desenvolvimento das Indicações Geográficas de Vinhos no estado e no país.

Conforme o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Costa Varella, o prêmio é de grande importância para a Unidade e demonstra que as tecnologias estão fazendo diferença na cadeia produtiva e na vida das pessoas que trabalham no agronegócio, com reflexos diretos na economia gaúcha e da população urbana. “É um prêmio que é resultado do esforço de todos os funcionários ao longo de 2018 e também é resultado das diversas parcerias que a Unidade faz com o setor público e privado. Essa congratulação significa a valorização desse trabalho e mais do que isso, representa que estamos entregando valor à sociedade com essas tecnologias, fazendo a diferença na vida das pessoas, tanto no campo como na cidade”, disse. Dentre os destaques da Unidade estão o lançamento de novas cultivares forrageiras para a pecuária, os métodos de controle do capim-annoni e outras invasoras, o apoio ao desenvolvimento da cadeia da carne ovina, o controle do carrapato, da Tristeza Parasitária Bovina e de endoparasitas e o melhoramento de características das raças de bovinos de corte no RS. “Temos também diversos trabalhos que dão conta de apoiar políticas públicas, como as transformações recentes de ocupação de terra no RS que vêm dando informações valiosas para a tomada de decisão de instituições técnico-científicas e poder público municipal, estadual e federal”, completou.

Anualmente, desde 1995, a Assembleia Legislativa do RS confere o Prêmio Folha Verde a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram nos setores: agricultura, pecuária, florestal, cooperativas agrícolas, trabalhadores rurais, rural, propriedade agropecuária modelo, mídia agrícola, desenvolvimento agrário, público agropecuário, agricultura ecológica e agricultura familiar.

A distinção será entregue durante solenidade no dia 17 de dezembro, às 16h, no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha, Assembleia Legislativa em Porto Alegre. 

Serviço

O quê: Entrega do Prêmio Folha Verde
Quando: dia 17 de dezembro, segunda-feira, às 16h
Onde: Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha, Assembleia Legislativa, Porto Alegre, RS.
Premiados: Embrapa Pecuária Sul (Bagé) na categoria Pecuária e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves) na categoria Público Agropecuário

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024