Embrapa Rondônia abre inscrições para curso online sobre sistema de produção de abacaxi

Curso abordará assuntos relacionados ao plantio, tratos culturais, manejo fitossanitário, colheita e pós-colheita, mercado e comercialização

25.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

O curso sobre o sistema de produção de abacaxi será realizado nos dias 22 e 23/9, na modalidade online. Serão 14 horas de curso e estão sendo oferecidas 95 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico: www.embrapa.br/rondonia, onde também é possível obter a programação completa do evento. 

O prazo para as inscrições é até dia 20/9, ou assim que se esgotarem as vagas. Podem participar do curso profissionais de ciências agrárias atuantes ou com potencial de atuação na cadeia de produção de abacaxi. Como também produtores e estudantes que tenham interesse no tema.

O curso abordará assuntos relacionados ao plantio, tratos culturais, manejo fitossanitário, colheita e pós-colheita, mercado e comercialização. Também serão apresentados o uso correto de indutor de florescimento, o controle de pragas e doenças e o uso de novas cultivares mais resistentes e adaptadas à região. O objetivo principal é capacitar técnicos para atuar em sistemas de produção de abacaxi em Rondônia. Assim como sensibilizar os produtores para aspectos importantes relacionados a este sistema, para que possam obter maior produtividade e, consequentemente, mais renda com esta atividade.  

A cultura do abacaxi no Brasil e em Rondônia

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), o Brasil produz, aproximadamente, 1,6 bilhão de abacaxis por ano. É o segundo maior produtor mundial, ficando atrás apenas da Costa Rica. No País, as principais variedades comerciais cultivadas são: a Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi. O Nordeste é a maior região produtora, o que representa 35,7% do total, seguida da região Norte, com 31,4%, e da região Sudeste com 26,5% da produção nacional.

O maior produtor na região Norte é o Pará, com 311,9 milhões de frutos e Rondônia é o quarto maior produtor da região, com 17,9 milhões de frutos, e com fortes perspectivas de crescimento. O estado se destaca na produtividade do abacaxi, são 23.329 frutos/ha. É a segunda melhor produtividade da região Norte, atrás do Amazonas e superando grandes estados produtores como o Pará e o Tocantins.

Em Rondônia, os principais municípios produtores de abacaxi são: Cujubim, Rolim de Moura, Cacoal, Porto Velho e Vilhena. Estes cinco municípios respondem por 51% da produção de abacaxi do estado.  

Realização e parcerias

Este curso é realizado pela Embrapa Rondônia em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR). Também faz parte do projeto Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura na Amazônia – TECFRUTI, da Embrapa, uma iniciativa do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024