Embrapa Rondônia disponibiliza vídeos sobre o café em realidade virtual

O cafezinho que muitos brasileiros tomam todos os dias vai muito além do campo, envolve ciência, tecnologia e inovação

08.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Renata Silva

E, para mostrar como é o processo de produção deste café, a Embrapa Rondônia e parceiros criaram três vídeos em realidade virtual (VR). “É uma verdadeira viagem ao mundo do café! Recriamos o ambiente produtivo para levar o espectador a se sentir dentro de um cafezal, onde pode conhecer todo o processo de produção do café, passando também pela pesquisa e tecnologia. O público é levado a interagir com este ambiente, em 360 graus”, explica o pesquisador da Embrapa Rondônia. Os vídeos estão disponíveis para acesso no canal da Embrapa no Youtube, ou no site da Embrapa Rondônia e, para uma melhor experiência neste mundo virtual do café, é recomendado o uso dos óculos de realidade virtual, proporcionando uma verdadeira imersão.

O objetivo da Embrapa com estes vídeos é promover a interação entre o espectador com a cultura do café por meio de novas bases tecnológicas. “Uma incursão nesse mundo maravilhoso que tem o mesmo limite da nossa imaginação”, complementa Alves. Trata-se de uma ferramenta de transferência de tecnologia e inovação com capacidade de atingir diferentes perfis. Enquanto o público leigo descobre o café sob uma nova ótica, o produtor se sente representado, ao mesmo tempo em que aprende sobre o uso de novas tecnologias no campo. Uma nova ferramenta que pode facilitar a popularização da ciência, no campo e na cidade.

O café foi o tema escolhido para estes vídeos por se tratar da bebida mais consumida no mundo, depois da água, e está entre as mais importantes commodities agrícolas. O Brasil tem importante papel nesse mercado, sendo o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor. Nesse contexto, o estado de Rondônia tem destaque, pois é o quinto maior produtor de café e segundo quando da espécie Coffea canephora. O estado também se destaca como um dos principais produtores de Robustas Finos, tendo conquistado os prêmios de segundo, terceiro e quarto melhores cafés conilon de bebida fina do País, no Coffee of the Year Brasil 2017. Importante também destacar a função social dessa cultura agrícola para Rondônia, que é responsável por manter no campo cerca de 22 mil pequenos agricultores que têm no café a sua principal fonte de renda.

Os vídeos são uma realização da Embrapa Rondônia em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), por meio de recursos aprovados na resolução 13 de 2017, do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder). As imagens e edição são de Rodrigo Erse.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024