Embrapa sedia a 7ª Conferência Internacional do Arroz em Pelotas/RS

São esperados cerca de 200 participantes em evento de tecnologia de ponta

06.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

Nos próximos dias 9 e 12 de fevereiro, a Embrapa vai receber na sua unidade de pesquisa, localizada à BR 392, km78, em Pelotas/RS, a 7ª Conferência Internacional do Arroz de Clima Temperado, a 7ª ITRC, um dos maiores encontros de intercâmbio de conhecimento na área da orizicultura, onde são esperados cerca de 200 participantes de dez países.

O público  é formado por cientistas renomados mundialmente, profissionais vinculados a instituições de pesquisa do Brasil e Exterior, membros da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), professores universitários e futuros mestres e doutores brasileiros em orizicultura.

Segundo a Comissão Organizadora, este evento indicará dados técnicos de alto nível. "A expectativa é de quem estiver neste evento assista a palestras que irão relatar os conhecimentos técnicos mais modernos para a cultura do arroz, que ainda não estão em uso, mas que são as tecnologias de um futuro muito próximo, de ponta", disse o pesquisador Germani Concenço.

O que se espera da programação

O evento tem sua abertura no domingo, dia 9 de fevereiro, às 19h, no Clube Brilhante, área urbana da cidade de Pelotas/RS, com a palestra inaugural Plataforma Sustentável do Arroz, com William Wyn Ellis, Ph.D. pela Universidade Chulalongkorn em Bangkok, M.Sc. da Universidade de Reading e M.A. e B.A. pela Universidade de Oxford e também coordenador da Plataforma de Arroz Sustentável do Escritório das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Ásia, Pacífico e Tailândia. Após a palestra está programado um coquetel de recepção aos participantes vindos da Argentina, África, Austrália, Brasil, Estados Unidos, Itália e Uruguai.

O evento segue na segunda-feira, dia 10 de fevereiro, na sede da Embrapa, com uma programação que integra palestras, discussões, apresentação de trabalhos orais ou posteres técnico-científicos, visita técnica a produtores parceiros e visitação à Abertura Oficial  da Colheita do Arroz do RS, que se realiza na sequência, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas.

Participação de trabalhos técnico-científicos são destacados

Foram inscritos 90 trabalhos técnico-científicos, entre eles, 68 posteres e 22 trabalhos orais de pesquisadores de relevância, os quais farão a divulgação dos primeiros resultados de algumas tecnologias de ponta que já poderão ter aplicação à campo. As áreas contempladas nas sessões orais irão tratar de tecnologias sobre temáticas que envolvem o melhoramento e qualidade dos grãos; agronomia; agricultura de precisão; irrigação e solos de arroz; estresse biótico / proteção de plantas; estresse abiótico; arroz e seu ambiente; processamento de arroz e nutrição humana; economia e marketing de arroz e extensão de arroz.

Tarde de Campo

O terceiro dia de evento, 11 de fevereiro, está reservado para visitação ao produtor parceiro da Embrapa. A Granja 4 Irmãos, de Rio Grande/RS. No local haverá quatro estações técnicas sobre o desenvolvimento da cultura do arroz e a integração lavoura-pecuária realizada na região. Haverá também uma apresentação institucional da Granja 4 Irmãos, e serão apresentadas as tecnologias da Embrapa, da FMC, da RiceTec-ADAMA, Basf e Corteva. A programação técnica do dia e finalizará com a visitação ao levante de água da Lagoa Mirim para as lavouras de arroz.

 Abertura da Colheita do Arroz do RS

No quarto e último dia de evento, dia 12 de fevereiro, os participantes irão percorrrer as 34 vitrines tecnológicas da 30ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz do RS, que acontece também nas dependências da Embrapa, na Estação Experimental Terras Baixas, em Capão do Leão/RS. As vitrines contam com tecnologias da Embrapa e mais de 20 empresas parceiras. O tema do evento é Colheita do arroz e grãos em terras baixas: intensificação para a sustentabilidade.

A 7ª ITRC é uma realização da Embrapa em conjunto com o INIA Uruguai, com o apoio da Corteva Agriscience, Basf, FMC, RiceTec, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fapeg, Expoarroz, Federarroz, Granjas 4 Irmãos e SOSBAI.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024