Embrapa Soja participa de discussões sobre desafios de manejo em Dia de Campo da Coamo

​Produtores que estão participando da 30ª edição do Encontro de Cooperados da Coamo, de 5 a 9 de fevereiro, em Campo Mourão (PR)

08.02.2018 | 21:59 (UTC -3)
Carina Rufino ​

Produtores que estão participando da 30ª edição do Encontro de Cooperados da Coamo, de 5 a 9 de fevereiro, em Campo Mourão (PR), estão conhecendo na prática a aplicação de tecnologias que garantem maior sustentabilidade aos sistemas de produção. À convite da Coamo, pesquisadores da Embrapa Soja participam das discussões técnicas contribuindo para aprimorar as estratégias de manejo para os principais desafios nas lavouras.  “É um evento que se destaca pela qualidade técnica das apresentações, mas em especial, pela qualidade do público que participa. O nível de envolvimento e o grau de interesse pelos resultados de pesquisa mostram o quanto a ciência contribui na prática do dia a dia para o manejo dos sistemas de produção”, explica Adilson de Oliveira, pesquisador da área de fertilidade do solo da Embrapa Soja, que está participando do evento. 

Um dos destaques da participação da Embrapa é a apresentação prática da tecnologia DRES. O Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES) é um método inovador de avaliação visual da estrutura dos solos tropicais e subtropicais, lançado pela Embrapa e pela Universidade Estadual de Londrina. Durante o dia de campo, os produtores conhecem a metodologia e como ela pode ajudar a diagnosticar de forma rápida e simples a qualidade física do Solo. 

Os pesquisadores da Embrapa e a equipe da Coamo estão demonstrando a diferença na estrutura do solo de duas trincheiras abertas em áreas onde, por 33 anos, houve monocultura e em outras áreas onde, no mesmo período, houve rotação de culturas. É uma forma muito didática de ver como o manejo do solo tem impacto na estrutura do solo. “Hoje há uma grande demanda dos produtores por métodos que permitam avaliar a qualidade física do solo”, explica Debiasi. De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi, a estrutura do solo é componente essencial da fertilidade, porque influencia o comportamento físico, químico e biológico do solo, dando sustentação à produtividade agrícola. 

O manejo da nutrição mineral e da adubação de soja para altas produtividades é outro destaque do Dia de Campo da Coamo. A estação que é composta por uma parte teórica e outra prática, ressalta as estratégias para manejo da soja. O pesquisador Adilson de Oliveira Júnior é um dos palestrantes da estação e destaca os conceitos que ajudam a compreender os mecanismos de nutrição, as necessidades da planta de extração de nutrição e demandas para altas produtividades. 

A equipe de fitopatologia da Embrapa Soja também participa do evento contribuindo com as discussões técnicas sobre manejo de doenças e a questão da resistência do fungo da ferrugem a fungicidas, assim como a equipe de plantas daninhas. Em uma das estações criadas pela Coamo, como as novas  ferramentas de biotecnologia se comportam em relação ao manejo de plantas daninhas e, em outra estação, estão sendo abordadas questões relacionadas ao manejo de plantas voluntárias no sistema de proteção, em especial na sucessão soja-milho. O tema mistura em tanque também está sendo destaque do evento, como tema que vem sendo discutido pelo setor produtivo, com perspectiva de regulamentação próxima.   “É uma grande honra para a Embrapa Soja ter essa participação extensa no Encontro de Cooperados da Coamo, que já está em sua 30a edição. O comprometimento da equipe da Coamo em construir parcerias multi- institucionais para levar a melhor informação técnica possível para as estações são um dos pontos que tornam esse evento um importante momento de atualização técnica”, destaca José Renato Bouças Farias, chefe-geral da Embrapa Soja. Além das estações técnicas focadas nos ajustes nos sistemas de produção, os produtores também conhecem quatro cultivares IPRO da Embrapa que estão apresentando excelentes rendimentos na região de atuação da cooperativa:  BRS 1001IPRO, BRS 1003IPRO, BRS 1007IPRO, BRS 1010IPRO.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024