Embrapa vai participar do Congresso Internacional de Biomassa – CIBIO 2016

18.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Collares

Aumentar a renda dos produtores rurais utilizando a matéria-prima florestal é um dos temas que será explorado no Congresso Internacional de Biomassa – CIBIO 2016 que acontece em Curitiba/PR, nos dias 15 e 16, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Essa é uma das provocações que serão propostas na palestra do pesquisador da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), José Dilcio Rocha, durante a primeira sessão do evento, sobre Biomassa Florestal.

"O Mercado de Briquetes e cavacos de madeira" é o tema que será apresentado pelo pesquisador no primeiro dia do evento. Dilcio Rocha pretende mostrar o mercado desses dois produtos, como são produzidos e quais as matérias-primas para a sua produção. "Além de explicar quais são as vantagens desses produtos e como se inserir nesses mercados, pretendo convocar os profissionais desses setores a ser unirem, pois só assim, o setor vai tornar esse mercado mais solido", salienta Rocha.

Os cavacos e os briquetes podem ser integrados a cadeia produtiva das florestas energéticas, que tem grande potencial no Brasil e outros países, gerando renda ao produtor rural e a indústria dando uma melhor finalidade aos resíduos. Os cavacos são pedaços de madeira trituradas que podem ser utilizados como substitutos aos combustíveis convencionais e podem dar origem aos briquetes, a lenha ecológica que é produzido em uma máquina chamada briquetadeira que aplica pressão e temperatura sobre resíduos vegetais e compacta na forma desejada. Além disso, os briquetes também podem ser produzidos a partir de casca de arroz, palha de milho, sabugo, bagaço de cana-de-açúcar, casca de algodão, casca de café.

Para divulgar outras tecnologias que a Embrapa está desenvolvendo no cenário de florestas energéticas, foi lançada a 9ª edição da Agroenergia em Revista nesta temática, que pode ser lida no link:https://issuu.com/embrapa/docs/agroenergiaemrevista_ed09_3

Programação
Além dessa temática, serão apresentadas as palestras "Pellets - Biomassa Valor Agregado", pela ABIPEL; "Ações com Florestas Energéticas", pela Embrapa Florestas; "Apresentação de Case produção de pellets e Case Equipamentos para produção e Queimadores de pellets", pela Araupel.

Na parte da tarde, apresentação sobre Cogeração, pelo COGEN; Estudos CEMIG Biomassa e Bioenergia, pela CEMIG; três cases da empresa Klabin, de Papel e Celulose e biomassa florestal na Alemanha; e Financiamento, por parte do BRDE. No último dia, serão abordados em duas sessões as energias a partir da cana-de-açúcar e o sistema de biogás coordenado pelo Parque Tecnológico de Itaipu, em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás-ER) e com a Embrapa Suínos e Aves.

Congresso
O CIBIO será uma das oportunidades para que pesquisadores, estudantes, representantes de todos os setores da indústria, técnicos de empresas ligadas às energias alternativas, representantes de ONGs, profissionais liberais e autônomos possam discutir o atual cenário da Matriz Energética Nacional e temas ligados à geração de energia a partir da biomassa no Brasil e no mundo.
Para Rocha, a participação neste evento é fundamental, pois é um dos Congressos mais importantes para se discutir tecnologias a partir da biomassa para geração de energia. "Essa é uma demanda que está aumentando", destaca.

Para a Embrapa, salienta Rocha, é uma oportunidade de compartilhar informação sobre tecnologias e produtos com os fabricantes, usuários e produtores rurais que já atuam na área de energias renováveis ou tem interesse na mesma. Dilcio Rocha tem experiência na área de bioenergia, atua principalmente com pesquisas de conversão térmica de biomassa, compactação de biomassa, briquetes e pellets, bio-óleo e biochar, pirólise, gaseificação, energias renováveis e leito fixo e fluidizado.

Paralelamente ao CIBIO acontece a Feira Internacional de Biomassa – EXPOBIOMASSA, que reunirá fabricantes de máquinas e equipamentos, tecnologias, produtores de biomassa como pellets, cavacos de madeira e carvão vegetal. O evento é realizado pela FRG Eventos do Brasil e pelo Paraná Metrologia. Os principais apoiadores são o Sistema Senai, a Federação das Indústrias do Estado Paraná, Tecpar, WBA, ABDG, UNICA, ALCOPAR, ABIPEL, Sistema Ocepar.

Para saber mais sobre o evento acesse: www.congressobiomassa.com

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024