Empresa de tecnologia para o plantio ingressa no AgTech Garage

J.Assy é a primeira marca com soluções para a distribuição de insumos, monitoramento de semente e adubo que passa a fazer parte do hub de inovação do agro

28.04.2021 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

A forma mais rápida e eficiente de acelerar os ganhos dos produtores lá em suas fazendas é por meio da tecnologia e inovação. Esse é o pensamento da J.Assy, empresa especialista em soluções tecnológicas para plantio, de Caldas Novas (GO), e que anualmente reinveste cerca de 30% do seu faturamento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), com o objetivo de desenvolver e levar soluções cada vez mais eficientes e tecnológicas ao campo.

Com este pensamento, a empresa está dando mais um importante passo e passa a integrar o AgTech Garage, um dos principais espaços de inovação do agronegócio e protagonista de uma nova dinâmica da inovação no agro: uma rede aberta, colaborativa e ágil. A companhia será a primeira de tecnologia para distribuição de insumos no ato do plantio, monitoramento de sementes e adubo que passa a ingressar o hub.

A proposta do AgTech Garage é fazer a conexão entre grandes empresas, startups, produtores, investidores, academia entre outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do agro. Assim poderão desenvolver soluções tecnológicas que aumentem a sustentabilidade e competitividade do agronegócio brasileiro. O hub dispõe de um espaço físico e virtual que serve de vitrine para as startups divulgarem suas soluções. Além da possibilidade de as empresas terem acesso a essas tecnologias em primeira mão, elas também podem solicitar ajuda para desenvolver algum projeto.

De acordo com o diretor executivo da J.Assy, Leonardo Vieira, essa parceria é excelente, pois há muita sinergia entre as empresas “Estamos dando um grande passo ao fazer parte desse projeto, sempre buscamos estar próximos das startups e com a entrada no hub fazemos isso de forma oficial. Teremos contato direto com vários profissionais com conteúdo e bagagens diferentes, porém todos com o mesmo objetivo: transformar o agro por meio de tecnologias, agregando valor ao agricultor”, destaca.

As tratativas começaram em fevereiro deste ano e rapidamente evoluíram. Segundo Vieira, isso ocorreu porque a empresa respira inovação. Além disso, já havia o interesse de buscar soluções com startups para agregar o portfólio. “Cientes dessa necessidade fomos afunilando o processo para encontrar empresas/startups, sempre buscando aqueles que tivessem os mesmos objetivos que o nosso e a mesma cultura. Vimos de forma natural que a AgTech Garage tinha todas essas qualidades nas quais queríamos, por isso que foi um processo mais rápido que o natural”, afirmou Vieira.

Frente de trabalho

Para esse novo projeto, a J.Assy está criando uma frente. Ou seja, um grupo específico composto por profissionais de áreas estratégicas para trabalhar em conjunto com essas startups. Essa equipe será liderada por José Roberto Assy, fundador da empresa e presidente do conselho.

Segundo Assy, esse é mais um novo e importante desafio em sua carreira, pois até então a empresa esteve focada em tecnologias para plantio, mas agora se transformou em uma plataforma de inovação com o P&D estruturado, fábrica mais moderna e com capilaridade no sistema de distribuição dos produtos, na América Latina e América do Norte e agora Europa. “Podemos transformar o sonho de uma startup em realidade e não só com mentoria por nossa experiência, mas também pela integração com nossa plataforma de inovação”, destacou.

Este será o primeiro grande passo de uma longa caminhada da J.Assy, que aposta na integração com outras empresas e profissionais externos para acelerar o crescimento e criar soluções em conjunto. “Estamos iniciando essa nova fase no Brasil com o AgTech Garage, mas a ideia é ampliar isso para os EUA, Europa, para poder ser visto e ver as novas iniciativas dentro do setor. Mas, manteremos o nosso investimento no desenvolvimento orgânico de produtos. Estamos contratando mais gente para P&D e até o fim do ano vamos saltar de 50 para 70 pessoas. Continuaremos desenvolvendo soluções, a diferença é que vamos nos integrar para compartilhar conhecimento”, diz o fundador.

Próximos passos

Neste primeiro momento as equipes tanto da J.Assy quanto do hub estão focados na integração dos grupos. De acordo com o diretor executivo da J.Assy, a ideia é consolidar objetivos da empresa para poder nos próximos anos lançar novas soluções para entregar ao agricultor a nível mundial. “O nosso objetivo é claro: vamos buscar soluções que impactem diretamente no processo produtivo do produtor, otimizando melhor seus recursos e consequentemente trazendo maior rentabilidade a ele, tecnificando ainda mais seus maquinários e seu processo produtivo”, finaliza Vieira.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024