NOTÍCIAS

Empresas se unem em campanha sobre tratamento industrial de sementes

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) em parceria com as empresas do setor Bayer, BASF, Corteva Agriscience e Syngenta lançaram a campanha TSI em Campo. O objetivo da campanha é promover o uso do tratamento industrial das sementes nas lavouras, com o cuidado essencial e necessário desde a semeadura e alinhando-se à busca constante dos agricultores por produtividade sustentável e rentabilidade.

Ao optar pelo tratamento industrial de sementes (TSI), o agricultor ganha eficiência no processo. O TSI proporciona menor dano mecânico na semente, dose de produto adequada e cobertura uniforme da semente. O produtor rural ganha em plantabilidade e eficiência no plantio, além de ganhar agilidade com a semente pronta no momento de semeadura.

De acordo com o produtor e Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja – ABRASS, Tiago Garcia Taques da Fonseca, o uso do TSI garante melhor desenvolvimento da plantação. “O TSI traz ao agricultor benefícios observados principalmente no momento do plantio e na fase inicial das lavouras. Os produtos defensivos e inoculantes de tratamento industrial de semente são resultado de inúmeros e amplos estudos que embasam seus registros pelas empresas parceiras. São produtos que têm demonstrado excelente performance”, afirma.

Ao longo dos anos, esse tipo de tratamento tem ganhado mais espaço no mercado de sementes de soja. Cerca de 40% da área de soja do país é tratada de forma industrial, segundo a pesquisa Business Intelligence Panel (BIP), da Spark Consultoria. O TSI oferece proteção da semente no solo e contribui para a qualidade e a rentabilidade da lavoura, evitando desperdícios. “O uso de equipamentos próprios, estrutura, equipe técnica preparada, investimentos e treinamentos fazem a diferença nesse processo.

As empresas fornecedoras de sementes de soja realizam suas operações de tratamento de semente industrial com o controle de volume e dose, por meio de análises de última geração”, ressalta Tiago.

Ao escolher o tratamento industrial, o agricultor tem vantagens importantes, como eficiência na fase bastante inicial de cultivo, que é extremamente crítica, além de contar com um forte aliado contra pragas e doenças desde o início do ciclo.

Vantagens do TSI

Praticidade e conveniência: semente pronta para semear, facilidade de operação e redução de tempo de mão de obra.
 
Segurança: Redução de manuseio e exposição a produtos no campo.
 
Proteção:  distribuição uniforme do produto na dose certa, redução de perda de plantas e uniformidade da lavoura.
 
Tecnologia: dosagens aplicadas com precisão, testes rigorosos de compatibilidade e segurança e alta aderência dos polímeros.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura