Encerramento oficial da colheita da soja no Brasil será em Santa Rosa em abril

Em meio a expectativas positivas em relação à safra 2015/2016 no Rio Grande Sul, está sendo preparado o evento que marca o encerramento oficial da colheita da soja no Brasil.

16.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Deise Froelich

O ato será realizado no dia 29 de abril, na área localizada ao lado do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, durante a programação da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja).
Segundo o presidente da 21ª Fenasoja, Gerson Miguel Lauermann, a realização do encerramento oficial da colheita de soja durante a feira é um desejo antigo dos organizadores. “No ano em que celebramos o jubileu de ouro da Fenasoja, este evento oficial de encerramento da colheita representa mais um marco que a Feira deixa para a comunidade. Estamos na expectativa por bons resultados da colheita, o que representa também bons volumes de negócios aos expositores”, afirma Lauermann.
Neste ano, segundo estimativas da Emater/RS-Ascar para a safra 2015/2016, o Estado poderá colher uma produção de grãos de verão praticamente igual a do ano passado, a maior obtida até hoje. O destaque positivo fica com a cultura da soja, cuja área plantada aumentou em 3,92%, podendo o Estado alcançar 5,4 milhões de hectares cultivados. Com a produtividade média estimada atualmente em 2.938 kg/ha, ou seja, 48,9 sacas por hectare, a produção pode chegar a 16 milhões de toneladas de soja para o RS. Atualmente, a colheita da soja no RS atinge 10% da área semeada.
O presidente da Comissão de Agricultura da 21ª Fenasoja e assistente técnico regional de produção vegetal da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Gilmar Vione, destaca que somente nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Santa Rosa foram cultivados mais de 710 mil hectares de soja, sendo que a produtividade média estimada é de 44 sacas por hectare.
Já o presidente da Comissão organizadora da Exporural, Roberto Racho, enfatiza que, além de promover o encerramento oficial da colheita da soja, a comissão também prepara outros atrativos, como minicursos, disponibilizando 25 lotes para exposição de novidades e tecnologias e dias de campo.

Foto: José Schafer

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024