Encontro discute regulamentação do RenovaBio

Luiz Fernando de Souza Coelho, da ANP, e Luciano Rodrigues, da UNICA, estão entre os palestrantes do evento "Energia Renovável", nesta sexta-feira, em São José do Rio Preto (SP)

10.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Andrea Inocente

Uma das palestras do encontro “Energia Renovável - Segurança e Desenvolvimento Sustentável”, nesta sexta-feira, 12, em São José do Rio Preto, visa desmistificar o RenovaBio e esclarecer os principais pontos sobre a comercialização de títulos de descarbonização.

Com o tema “Regulamentação do Renovabio e as mudanças para a indústria sucroenergética”, a palestra contará com Luiz Fernando de Souza Coelho, coordenador da Superintendência de Abastecimento da ANP, e Luciano Rodrigues, gerente de Economia e Análise Setorial da UNICA São Paulo, abordando desde o processo de certificação até a comercialização dos títulos de descarbonização (CBios).

“O RenovaBio é uma política de Estado que objetiva traçar uma estratégia conjunta para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira”, destaca Rodrigues.

Rodrigues é atualmente responsável pela área de Economia e Análise Setorial da União da UNICA, doutor em Economia pela USP, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP, vice-coordenador da Câmara Técnica do CONSECANA e professor nos programas de pós-graduação em economia aplicada na ESALQ/USP e em agronegócio na FGV.

Já Luiz Fernando Coelho é engenheiro mecânico formado pela UERJ. Ingressou na ANP em 1998. Atua na área de biocombustíveis desde 2005 e atualmente é coordenador do Programa RenovaBio na Superintêndência de Biocombustiveis e Qualidade Produtos - SBQ.

Com foco em novas tecnologias e sustentabilidade aplicadas à produção de biocombustíveis, o encontro “Energia Renovável” ocorre das 8h às 13h, no Shopping Iguatemi. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.biocana.com.br.

A grade traz nomes importantes do agronegócio brasileiro, como Evandro Gussi, presidente da ÚNICA, e Plínio Nastari, presidente da Datagro. A abertura será feita pelo prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.

O evento é promovido pela Associação de Produtores de Açúcar, Álcool e Energia (Biocana), com apoio da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (UNICA) e União dos Produtores de Bioenergia (UDOP).

Programação

8h - Welcome Coffee

8h30 - Boas-vindas do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e autoridades

9h - Abertura com Evandro Gussi, presidente da UNICA São Paulo

9h30 - Agrobusiness 4.0 - Tecnologia a Serviço da Sustentabilidade, com Rupen Grisi Kuyumjian, diretor executivo da GMG Ambiental

10h10 - Renovabio - Eficiência Energética e Ambiental Definindo um Norte para os Biocombustíveis, com Plínio Nastari, presidente da Datagro

11h - Regulamentação do Renovabio e as mudanças para a indústria sucroenergética, com Luiz Fernando de Souza Coelho, coordenador da Superintendência de Abastecimento da ANP e Luciano Rodrigues, Gerente de Economia e Análise Setorial da UNICA, São Paulo

12h - Perguntas

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024