Encontro para compartilhar conhecimentos em virologia vegetal

O evento contou com a participação do pesquisador da Esalq, Elliot Watanabe Kitajima, uma das maiores autoridades na área na comunidade científica

18.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes, colaboração Alessandra Pasinato Assessoria de Imprensa UPF

Promover o intercâmbio de conhecimentos entre estudantes e profissionais da área de virologia vegetal foi o objetivo do encontro realizado pela Embrapa e a Universidade de Passo Fundo, no dia 14 de junho, em Passo Fundo, RS. O evento contou com a participação do pesquisador da Esalq, Elliot Watanabe Kitajima, uma das maiores autoridades nessa área na comunidade científica mundial. 

Os vírus de plantas, ou fitovírus, causam doenças economicamente importantes nos cultivos agrícolas. Em trigo, no Brasil, duas viroses causam impacto: o nanismo-amarelo e o mosaico-do-trigo. As cultivares de trigo atualmente empregadas podem sofrer danos médios entre 40% e 50%, se as plantas forem infectadas pelo vírus do nanismo-amarelo em início de ciclo. Estima-se que em lavouras a atual redução do potencial produtivo devido a essa virose seja ao redor de 20%. Para o mosaico em anos favoráveis a doença, danos médios ao redor de 50% ocorrem em cultivares suscetíveis. 

Novas técnicas para correta identificação e monitoramento de epidemias têm sido desenvolvidas em parceria por instituições de ensino, pesquisa e empresas privadas. Um exemplo é o projeto “Análise da população viral e estratégias de manejo para o mosaico comum em trigo no Brasil”, liderado pela Embrapa Trigo, em parceria com diversas instituições no RS, SC e PR, com o objetivo de determinar a variabilidade genético-molecular da população viral e a eficiência de estratégias genéticas, químicas e culturais para o manejo adequado do mosaico comum do trigo.

Visando compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, a Embrapa Trigo, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo promoveram o "Encontro de Virologia Vegetal: uma visão sobre vírus em cereais de inverno”. Participaram estudantes e profissionais da UDESC, UPF, Embrapa, , Univates, OR e Biotrigo.

A programação contou com palestras e atividades práticas na identificação de viroses em trigo. Um dos destaques, foi a presença do pesquisador Elliot Watanabe Kitajima, referência em virologia vegetal e microscopia eletrônica. Recentemente, uma nova família de vírus foi nomeada Kitaviridae em sua homenagem pelos trabalhos pioneiros desenvolvidos com vírus transmitidos por ácaros do gênero Brevipalpus, como por exemplo, o vírus da Leprose dos Citros. Durante o encontro, o pesquisador mostrou potencialidades no uso de tecnologia para identificar corretamente vírus e ácaros de forma rápida e segura, apresentando o tema “Uso do microscópio eletrônico em virologia vegetal, com enfoque em viroses de trigo”.

O encontro também contou com a explanação do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Thor Vinícius Martins Fajardo, que falou sobre a “Experiência na descoberta de novos vírus utilizando NGS”. A tecnologia Next Generation Sequencing foi utilizada no sequencimento genético do vírus WhSMV (Wheat stripe mosaic vírus), identificado no começo deste ano como um dos causadores da doença do mosaico em trigo.

O Encontro sobre Virologia Vegetal foi organizado pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Douglas Lau; a professora da UPF, Caroline Deuner; e o professor da UDESC, Fábio Nascimento da Silva.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024