Encontro Técnico incentiva o cultivo de trigo no RS

A parceria entre a Embrapa Trigo, Cotriel e Emater/RS levou muitos agricultores e técnicos ao “Encontro Técnico Manejo de Trigo para Rentabilidade”, realizado no dia 26/05, em Espumoso, RS

26.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

A parceria entre a Embrapa Trigo, Cotriel e Emater/RS levou muitos agricultores e técnicos ao “Encontro Técnico Manejo de Trigo para Rentabilidade”, realizado no dia 26/05, em Espumoso, RS. O objetivo do evento foi estimular o cultivo do trigo na safra de inverno que começa agora.

Para os pesquisadores da Embrapa Trigo, a cultura do trigo integrada em sistemas de rotação de culturas contribui efetivamente na manutenção e melhoria da fertilidade do solo, no controle de doenças, pragas e plantas daninhas e no aumento da eficiência de uso de maquinário, mão de obra e insumos na propriedade rural, sendo fundamental para a sustentabilidade da agricultura brasileira. Entretanto, o sucesso com a cultura do trigo depende de planejamento. “É uma cultura bastante tecnificada, devendo as escolhas de manejo serem feitas conforme as peculiaridades regionais - envolvendo riscos e potencialidades do ambiente, a expectativa de rendimento de grãos e a relação receita/investimento”, explica o Chefe-Geral da Embrapa Trigo Osvaldo Vieira.

Conforme o assessor de grãos e fomento da Cotriel, Cristiano Corazza, o aumento dos estoques mundiais de trigo, a baixa no preço das commodities e a elevação nos custos de produção são alguns dos fatores que podem repercutir na implantação das lavouras de trigo nesta safra. Segundo o chefe do escritório da Emater/RS de Espumoso, Lauro Colle, a área com trigo no município será de 10 mil hectares, uma redução de 9,1% em relação ao ano passado.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024