Encontros discutem cooperação com organização britânica para soluções voltadas ao agro

Agricultura familiar, agregação de valor nas cadeias produtivas, logística, tecnologias e sustentabilidade foram temas abordados

01.04.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa Territorial está participando de uma série de encontros virtuais promovidos pelo Labex Europa para buscar oportunidade de cooperação técnico-científica com a rede de empresas de tecnologia e inovação do Reino Unido, Catapult Network, em conjunto com o departamento de governo Foreign, Commonwealth & Development Office (FCDO). As temáticas do centro de pesquisa foram o foco de workshop realizado em 17 de março com a unidade da Catapult Network chamada Satellite Applications. Também estão envolvidas na iniciativa a Embrapa Meio Ambiente, a Embrapa Informática Agropecuária e a Embrapa Agrobiologia.

Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, acredita que essa interação com a Catapult é uma boa oportunidade para priorizar desafios de pesquisa e inovação que ainda demandam alto nível de investimento e que poderiam ser apoiadas por parcerias internacionais. “A expectativa é que pelo menos um projeto seja viabilizado nesta aproximação, seja com formação de equipes para apoiar o desenvolvimento de soluções voltadas para o agro, seja na captação de recursos para financiar os projetos”, diz ela. 

Agricultura familiar, agregação de valor nas cadeias produtivas, logística, adoção de tecnologias, sustentabilidade na agricultura e convivência com mudanças no clima foram os temas abordados nas discussões. "São temas que são desafios do agro", resumiu a chefe de P&D. A Catapult produzirá relatórios a serem compartilhados com a Embrapa e, depois disso, a expectativa é avançar em projetos de cooperação.

Além da chefe de P&D, a analista Daniela Maciel, da área de Transferência de Tecnologia, está participando de todas as atividades. No workshop do dia 17 de março, os pesquisadores Claudio Bragantini, Cristina Criscuolo, Janice Leivas, José Dilcio Rocha, Juan Diego de Souza e Rogério Ferreira e os analistas Bruno Scarazatti, Hilton Silveira e Rafael Mingoti também estiveram representando a Embrapa Territorial. Mingotti representou também o Portfólio Inteligência, Gestão e Monitoramento Territorial (Portfólio GEO), juntamente com os pesquisadores Júlio Esquerdo (Embrapa Informática Agropecuária) e Marcos Silva (Embrapa Tabuleiros Costeiros).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024