Engenharia do Proprietário: modelo de gestão busca redução de riscos, economia e maior qualidade à implantação

12.08.2014 | 20:59 (UTC -3)

Atualmente, percebe-se a existência de várias modalidades de gestão na implantação de um empreendimento. Uma modalidade que vem ganhando espaço no Setor Sucroenergético é a utilização de contratações do tipo Engenharia do Proprietário (EP), em que o contratado se torna parte da equipe do cliente, auxiliando-o desde a etapa de projeto até fornecimento, construção, montagem, comissionamento e start up do empreendimento.

A Reunion Engenharia, com 21 anos de experiência na implantação de projetos industriais em segmentos diversos, com destaque ao sucroenergético, decidiu introduzir em seu leque de produtos e serviços a EP, como uma maneira de viabilizar os novos negócios através da redução de riscos e atendimento aos objetivos de todas as partes interessadas. Assim, a empresa se torna um parceiro de seu cliente, e não apenas um fornecedor, uma vez que o interesse se equipara ao sucesso da implantação.

Como funciona – a Reunion exerce a função de Engenharia do seu cliente, ou seja, passa a ser o ‘olho do dono’ com o objetivo de observar, reportar e atuar. As gestões em que pode atuar são: Gestão de Escopo; Gestão do Projeto; de Tempo; de Qualidade; de Suprimentos; de RH e Gestão de Comunicação.

A execução de cada Gestão vai desde a Definição detalhada do escopo do empreendimento; Consolidação dos Planos de Implantação a serem elaborados por cada uma das empresas; Análise das possíveis mudanças feitas pelas empresas contratadas; Análise e aprovação das documentações do Projeto Executivo e fabricantes; Envio dos documentos certificados para a empresa Projetista e para as Empreiteiras; Elaboração do cronograma geral do empreendimento (Master Plan) e definição das datas marco (eventos); Adequação e ajuste dos eventuais Cronogramas de Recuperação, elaborados pelas empresas contratadas; Apoio na Elaboração da Lista de Fornecedores Vendor List em conjunto com o cliente; Auxílio no processo de homologação de fornecedores quando necessário; entre outros.

Resultados - os resultados esperados são Apoio técnico para o perfeito entendimento do projeto a ser realizado pela empresa responsável pelo Projeto Executivo (equipe de campo do cliente e empreiteiras); Garantia do cumprimento pleno dos contratos pelos contratados com acompanhamento das eventuais alterações de escopo e aditivos contratuais e Busca do atendimento aos parâmetros estabelecidos de prazo e qualidade definidos, inicialmente, pelo empreendedor.

Contempla também outros resultados como: Suporte para a adequada utilização e alocação de recursos humanos para cada fase do empreendimento; Otimização da comunicação entre todos os envolvidos no empreendimento, de modo que as informações corretas sejam disponibilizadas nos momentos apropriados para cada parte interessada e Busca da minimização dos riscos associadas ao prazo e qualidade ao longo de todo o empreendimento.

“Não resta dúvida quanto às inúmeras vantagens que o modelo de contrato EP traz ao empreendedor sob o ponto de vista econômico. Entendemos que a Engenharia do Proprietário tem como principal papel a atenuação de riscos envolvidos, quanto a prazos e conformidade de produtos contratados e seus respectivos custos, visto que as incertezas inerentes à execução dos serviços de projetos, construção, fornecimento, montagem, comissionamento e operação de empreendimentos devem ser controladas, por meio de monitoramento adequado das etapas envolvidas, praticamente em tempo real (online)", explicou o diretor da Reunion Engenharia, Jorge Luiz Scaff.

Case de Sucesso – um exemplo bem sucedido foi a Glencane Bioenergia, em Junqueirópolis, SP. Neste cliente, a Reunion desempenhou o papel de EP focado em gestão de escopo, tempo e cumprimento do contrato numa ampliação que passou de 800.000 t cana para mais de 3.000.000 t cana em três anos. O Projeto envolveu as áreas de extração, geração e exportação de energia elétrica, anidro e fábrica de açúcar, cujos investimentos chegaram à casa dos R$ 350 milhões. O trabalho foi coroado, pois se constatou que os custos, o escopo e o prazo foram, devidamente, cumpridos. Mais informações sobre a atuação da Reunion podem ser obtidas na própria Glencane Bioenergia S/A pelo fone (17) 3841 9900 com o Diretor Superintendente.

O CEO e diretor da Reunion, Tercio Dalla Vecchia, disse que “mesmo havendo variações percebidas em tal modalidade de contratação, pode-se afirmar que ela ainda é a que mais agrada aos investidores por ser entendida como a que melhor transfere os riscos de execução e integração dos empreendedores aos contratados”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024