Entomologista da Embrapa participa de livro sobre resistência de plantas a insetos

A publicação de 493 páginas está disponível para venda no site da Fealq

19.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Saulo Coelho​

O pesquisador Elio Guzzo, entomologista da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) que atua na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) de Rio Largo, AL, é um dos autores de capítulo do livro ‘Resistência de plantas a insetos: fundamentos e aplicações’, recém lançado pela editora da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

Em coautoria com os pesquisadores e professores José Vendramim, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), USP, de Piracicaba, SP, e Leandro Ribeiro, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), o capítulo trata do tema ‘Antibiose’ (efeito adverso produzido pela planta hospedeira sobre a biologia do inseto), um dos mecanismos de resistência.

Fruto do trabalho conjunto de três editores técnicos, os professores Edson Luiz Lopes Baldin (FCA/Unesp), José Djair Vendramin (Esalq/USP) e André Luiz Lourenção (IAC), o livro busca reapresentar conceitos, discutir técnicas e aplicações, além de disponibilizar informações atuais sobre essa tática de controle de pragas.

“É uma obra que atende a todos os entusiastas da área de entomologia agrícola, especialmente professores, estudantes e pesquisadores. Considerando-se a carência de materiais atualizados relativos à resistência de plantas a insetos no Brasil, este livro poderá representar uma importante contribuição. Os exemplos e imagens utilizados poderão facilitar o aprendizado sobre essa importante ferramenta de controle de artrópodes-praga”, acredita Vendramim.

Há décadas, o uso de genótipos vem auxiliando na manutenção das populações de artrópodes-praga abaixo dos níveis de dano econômico, contribuindo significativamente com o manejo integrado de pragas (MIP) nas lavouras. No Brasil, as pesquisas com plantas resistentes a artrópodes se iniciaram na década de 1970 e se intensificaram a partir dos estudos de Carlos Jorge Rossetto e Fernando Mesquita Lara, principais difusores dessa técnica no país. “No entanto, a última obra nacional relacionada ao tema foi disponibilizada há mais de 25 anos, estimulando a publicação do presente livro”, ressalta o editor.

A publicação de 493 páginas está disponível para venda no site da Fealq ao custo de R$ 100.

SERVIÇO 

O que: Livro ‘Resistência de plantas a insetos: fundamentos e aplicações’ 

Editores: Edson Luiz Lopes Baldin (FCA/Unesp), José Djair Vendramin (Esalq/USP) e André Luiz Lourenção (IAC) 

Editora: Fealq 

Páginas: 493 

Lançamento: 2019 

Preço: R$100 

Link para compra: https://fealq.org.br/produto/resistencia-de-plantas-a-insetos-fundamentos-e-aplicacoes/


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024