NOTÍCIAS

Epamig realiza o FrutSul Online

Evento, na próxima semana, vai discutir o cultivo de fruteiras na região Sul de Minas.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove, nos próximos dias 7 e 8 de outubro, o FrutSul. O evento, online, vai abordar o cultivo de oliveira, figo, abacate, citros e pequenas frutas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. As vagas são limitadas.

As apresentações serão feitas por profissionais da Epamig. “Escolhemos duas fruteiras já estabelecidas e consolidadas no Sul de Minas, abacate e citros; duas em expansão, oliveira e pequenas frutas; e uma que apresenta potencial para ser cultivada na região, o figo”, explica a pesquisadora Ester Ferreira, que será a mediadora do evento e também apresentará o tema citros. Os demais assuntos serão abordados pelos pesquisadores Luiz Fernando de Oliveira (abacate), Pedro Moura (oliveira), Emerson Gonçalves (pequenas frutas) e Paulo Norberto (figo).

A primeira edição do FrutSul foi presencial e aconteceu no ano de 2017.  Ester Ferreira acredita que a versão virtual pode ampliar o público do evento, tendo em vista que, embora haja uma ênfase nas condições de cultivo no Sul de Minas Gerais, os temas são de interesse geral. “Nosso objetivo é levar aos fruticultores e demais interessados, informações técnicas sobre essas frutíferas. Temos a expectativa de que este formato virtual alcance e seja útil também para produtores de outras regiões”.

Ao final das apresentações haverá um momento para esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos participantes. A programação terá início às 16h, nos dois dias de evento.  

Pesquisas Epamig

Citros

As principais linhas de pesquisa em andamento contemplam o manejo e o controle do greening, doença bacteriana que mais atinge as plantas cítricas no mundo e que não tem cura. Também são avaliadas diferentes combinações de porta-enxerto e copa, com o objetivo de identificar cultivares adaptadas as condições do estado de Minas Gerais. O trabalho analisa ainda o plantio adensado, diferentes espaçamentos e o cultivo consorciado, com foco no melhor aproveitamento da área e na redução do impacto do greening nos pomares.

Abacate

A fruta, que oferece vários benefícios à saúde humana e possui variados usos na culinária, apresenta também potencial para a produção de azeites extravirgens. Por produzir em períodos de entressafra da oliveira torna-se também uma opção para os olivicultores.   

Oliveira

A Epamig foi responsável pela extração do primeiro de azeite de oliva extravirgem do Brasil, em fevereiro de 2008. O produto é resultado de pesquisas iniciadas na década 1970, no município de Maria da Fé. Com a evolução dos trabalhos, foram propostas técnicas de cultivo, cultivares e tratos culturais, que permitiram a obtenção de produtos de alta qualidade e com características sensoriais diferenciadas.

Pequenas frutas

Trabalhos conduzidos pela EPAMIG em Maria da Fé têm selecionado variedades com maior adaptabilidade às condições regionais e orientado sobre condições de cultivo, tratos culturais e cuidados pós-colheita de espécies como amora-preta, framboesa, mirtilo e fisális, dentre outras. Além disso, existem estudos para adaptar o cultivo dessas frutas para regiões menos frias.

Figo

Desde 2008, Unidades Demonstrativas (UD’s) de figo e uva foram implantadas em municípios da região do Campo das Vertentes, com o objetivo inserir a fruticultura de clima temperado como alternativa de renda e geração de emprego para a agricultura familiar. Por ser turística, a região é bastante propícia para o aproveitamento das frutas in natura e também para a produção de doces.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura