Equilíbrio natural dos fitormônios potencializa capacidade produtiva da soja

Equilíbrio favorece o desenvolvimento de nós reprodutivos que impactam na produtividade

11.10.2016 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

Produzir mais com a mesma área cultivada está entre as principais buscas do agricultor para melhorar a rentabilidade. Para isso, entretanto, alguns cuidados ao longo do ciclo de desenvolvimento da planta são decisivos para potencializar a sua capacidade produtiva. Na fase vegetativa, por exemplo, a formação dos nós reprodutivos e do dossel foliar da soja são ferramentas importantes que impactam no resultado da colheita.

Com o objetivo de incrementar sua safra, o produtor Aparecido Betti, de Primavera do Leste (MT), testou no manejo de sua última safra produtos naturais à base de aminoácidos e precursores hormonais, o que auxiliou no aumento de produção em quatro sacas por hectare em sua fazenda. Com o sucesso do resultado, vai aumentar a área aplicada na safra atual. “Hoje todo agricultor busca melhorar a sua produtividade. Com as soluções naturais aumentei em um ou dois o número de nós reprodutivos na planta o que impactou no resultado final”, conta.

Segundo o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico de grãos da Alltech Crop Science, cada nó reprodutivo que é gerado a mais na soja, estima-se um potencial de cinco a seis sacas por hectare. Para o especialista, o desequilíbrio hormonal do vegetal é uma das principais causas que impede a formação adequada dos nós reprodutivos e do índice de área foliar, resultando em perdas na produção.

“Quando você tem uma planta que cresce demais e não produz, é sinal de desequilíbrio hormonal. Ela apresenta o que a gente chama de dominância apical”, afirma. De acordo com Batista, a combinação de precursores hormonais inespecíficos, aminoácidos e uma nutrição adequada permite o balanço hormonal necessário para o desenvolvimento seja alcançado. “O produtor tem que programar o manejo da sua lavoura para que lá na fase reprodutiva ele tenha um índice da área foliar adequado aliado a um alto número de nós reprodutivos. Assim é possível aumentar significativamente a produtividade”, explica.

Treinamento gratuito

Para discutir esse tema e gerar debate com os produtores de diversas regiões do país, a Alltech Crop Science promove o treinamento online gratuito “A importância dos nós reprodutivos e dossel foliar da soja como ferramentas de aumento de produtividade”, que acontece no dia 17 de outubro, às 10h. Durante a palestra, com duração de aproximadamente uma hora, serão apresentadas formas de manejo que potencializem essas ferramentas e auxiliem o agricultor na melhoria da sua produtividade.

Serviço:

A importância dos nós reprodutivos e dossel foliar da soja como ferramentas de aumento de produtividade

Palestrante: Fransérgio Batista

Data e horário: 17 de outubro, às 10h

Inscrição: https://goo.gl/ZCZgzU

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024