​Equilíbrios nutricional e hormonal da planta favorecem produtividade

Aminoácidos e compostos orgânicos auxiliam no potencial reprodutivo das frutíferas e dos cafeeiros

15.09.2016 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

As fases de floração e frutificação são decisivas para determinar o potencial reprodutivo das plantas frutíferas e das lavouras cafeeiras. Altamente influenciados por fatores externos, estes períodos exigem equilíbrio nutricional e hormonal do vegetal para que a planta resista aos estresses fisiológicos causados pelas adversidades ambientais e consiga promover, de forma efetiva, o desenvolvimento de suas frutas e dos seus grãos com qualidade.

Na região baiana do Vale do São Francisco, local em que as plantas estão submetidas frequentemente ao estresse, devido ao clima, soluções alternativas com compostos orgânicos têm sido utilizadas como complemento nutricional. “A gente tem se preocupado com o equilíbrio de micronutrientes. O resultado final é a qualidade da fruta: um produto bom", afirma o gerente de produção Alisson Araujo de Souza, da Fazenda Nova Fronteira, produtora de manga e uva.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science, “utilizando produtos à base de aminoácidos e com outros extratos vegetais, somados a alguns nutrientes, é possível alcançar o equilíbrio fisiológico da planta. Consequentemente, atingir melhor fertilização, proporcionando melhor pegamento da florada e melhor número de frutos, e, finalmente, maior produtividade dessa planta", explica.

Entre os principais micronutrientes que atuam na função nutricional e fisiológica do vegetal, Revoredo destaca o boro na formação do tubo polínico, o cálcio que está relacionado à formação de tecidos novos, além do zinco e do manganês que estão diretamente relacionados ao balanço hormonal. “Cada elemento vai ter um papel e uma função específica para garantir esse equilíbrio", finaliza.

Treinamento gratuito

Com o objetivo de orientar os agricultores sobre a importância da floração e da frutificação para a produtividade dos cultivos, a Alltech Crop Sicence promove no dia 19 de setembro, às 10h, o treinamento online “Melhoria no desempenho reprodutivo de plantas frutíferas e cafeeiro". A palestra gratuita, que terá aproximadamente uma hora, abordará os desafios e o manejo adequado para auxiliar o produtor a alcançar o potencial produtivo da planta em diversos tipos de cultura.

Serviço:
• Melhoria no desempenho reprodutivo de plantas frutíferas e cafeeiro
Palestrante: Marcos Revoredo
Data e horário: 19 de setembro, às 10h
Inscrição: https://goo.gl/VtguR3

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024