Equipamento para economia de água em plantações é a aposta da Hidrosense

Volume usado em culturas de estufa é reduzido em até 40%

02.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Hidrosense

A Hidrosense, empresa de sistemas para irrigação localizada em Jundiaí (SP), apresenta seu equipamento MRI – um controlador automático de irrigação. Seu funcionamento está associado a sensores de umidade de solo e funciona sempre que a planta “pede" água.

O MRI comanda até seis áreas distintas em uma propriedade, e é acionada sempre que o nível de umidade do solo ou do substrato chega ao nível de segurança (leitura) mínimo pré-estabelecido. Os leitores instalados na raiz da planta fazem a medição em tempo real da disponibilidade hídrica. O controlador ainda emite alertas e monta um banco de dados com gráficos, para que o produtor tenha um histórico e faça as leituras precisas para tomar decisões de manejo.

Enquanto o MRI “conversa" com a raiz da planta e reconhece a real necessidade dela de água. O programador “Timer" dependeria completamente da intuição de quem programa o aparelho. Por isso a economia de água no MRI costuma ser tão expressiva, geralmente o produtor peca por excessos com relação a água e insumos. Em alguns casos quase mata a planta afogada... e perde muito dinheiro.

Com isso, os produtores de culturas protegidas por estufas se beneficiam, já que apresentam grande redução no consumo de água, além de diminuição da quantidade de insumos e de defensivos. Um exemplo é a cultura de tomate grape, onde o controle preciso da irrigação promoveu uma redução de 90% nos frutos rachados.

Já em Minas Gerais, as plantações de morango tiveram redução de quase 40% da quantidade de água utilizada nas culturas. Os frutos estão mais bonitos e os produtores já estão comemorando os resultados.

“A médio e longo prazo, a planta trabalha numa faixa de excelência produtiva, alcançando o equilíbrio ideal em relação a crescimento e produção, mantendo-se estável em sua vida útil", revela Enison Pozzani, diretor da Hidrosense.

O equipamento ainda pode ser usado em cultivos em substratos, que exigem um nível de tecnificação superior, apresentando todos os benefícios que demonstra nos outros cultivos.

Mais informações no site: www.hidrosense.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024