Equipe adapta método para determinar resíduos de fungicidas em grãos de soja

Objeto é de utilização na análise de amostras oriundas de cultivo realizados em casa-de-vegetação

17.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Cristina Tordin

Equipe de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, São Paulo) adaptou e validou um método para determinação de resíduos de fungicidas em grãos de soja – ciproconazol, epoxiconazol, piraclostrobina e azoxistrobina, para ser utilizado na análise de amostras oriundas de cultivo realizados em casa-de-vegetação.

Considerando que o Brasil ocupa um lugar de destaque mundial na produção de grãos de soja e segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento, de 2017, safra 2016/2017, o País é o segundo produtor mundial e junto com Estados Unidos e Argentina são responsáveis por 81,1% da produção mundial. Durante o plantio, defensivos são utilizados no cultivo e também na pós-colheita para proteger de doenças e garantir tanto a qualidade quanto a produtividade da safra. Com o uso intensivo, resíduos destas substâncias podem permanecer na planta e no ambiente.

A análise de resíduos de fungicidas foi baseada na metodologia QuEChERS (do inglês Quick, Easy, Cheap, Effective, Rugged and Safe) muito utilizada em análise de resíduos de agroquímicos.

Debora Dutra, analista da Embrapa Meio Ambiente, explica que "para comprovar a confiabilidade da metodologia de análise foi necessário fazer a  validação do método para a determinação de resíduos de fungicidas em grãos de soja que baseou-se no guia SANTE 11945 (European Comission, 2015) e DOQ-CGCRE-008 (Inmetro, 2016), com avaliação dos parâmetros seletividade, linearidade, efeito matriz, limite de quantificação, precisão intra-dia ou repetitividade obtida por meio do coeficiente de variação e exatidão, por meio de estudos de recuperação".  

O estudo, de autoria de Sonia Queiroz, Debora Dutra, Antonio Cerdeira e Lourival Paraíba   pode ser acessado em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/175429/1/2017BP04.pdf

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024