NOTÍCIAS

ES deverá produzir volume médio de café equivalente a 13,60 milhões de sacas em 2019

Mês de fevereiro tende a ser melhor que janeiro para a produção do café em relação a chuva, analisa meteorologista.

O Estado do Espírito Santo, segundo maior produtor de cafés no Brasil, deverá produzir um volume médio equivalente a 13,60 milhões de sacas em 2019, num intervalo estimado de 12,48 milhões a 14,73 milhões de sacas, numa área de produção estimada em 393,90 mil hectares.

Assim, o Espírito Santo deverá ter uma produtividade média de 34,54 sacas por hectare. Se confirmada estes números de produção o total corresponderá a 26% da safra dos Cafés do Brasil, a qual está estimada entre 50,48 milhões e 54,48 milhões de sacas, tendo como safra média o volume de 52,48 milhões de sacas de 60kg, numa área de produção de 1,84 milhão de hectares com produtividade média de 28,49 sacas por hectare.

Com essa performance, a produção do Estado do Espírito Santo será composta por 3,23 milhões de sacas de café arábica e 10,37 milhões de sacas de café conilon, o que permite apurar a safra média citada de 13,60 milhões de sacas.

A produção capixaba de café conilon corresponderá a 68% da safra média nacional dessa espécie, que está estimada em 15,34 milhões de sacas. E a produção de café arábica do Espírito Santo corresponderá a 9% da safra dessa espécie em nível nacional, estimada em 37,14 milhões de sacas.

Como fica o tempo em fevereiro nas regiões cafeeiras do ES

O mês de fevereiro tende a ser melhor que janeiro em relação a chuva, analisa a meteorologista Graziella Gonçalves. 

As precipitações na Região Sudeste não serão completamente bem distribuídas, mas o suficiente para melhorar as condições do solo. Nesta segunda quinzena, em alguns dias pode ocorrer chuvas irregulares. 

Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, os modelos estão indicando bons volumes de chuva para o sul capixaba e áreas mais ao noroeste que fazem divisa com Minas Gerais. A quantidade de chuva prevista pode passar dos 70 milímetros. Nas localidades que fazem divisa com a Bahia, o tempo fica mais seco. 

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura