Mesa Redonda para startups encoraja profissionais ao empreendedorismo

Evento será no dia 10 de outubro, na Esalq/USP

28.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Mariane Belasco

Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que ocorrerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP), contará com uma Mesa Redonda para Startups, das 14h às 16h. A iniciativa tem a proposta de incentivar o empreendedorismo e vai levar aos participantes informações que abrangerão desde a identificação e concepção de uma oportunidade de startup, até quais etapas são necessárias para que se obtenha êxito no projeto. 

“O objetivo é mostrar, de maneira resumida e prática, para um público interessado e mais leigo que é possível empreender, que isso não é tão complexo quanto parece, e aonde podem encontrar ajuda. Para isso, teremos uma série de especialistas que demonstrarão cada uma das etapas do processo e a importância de serem considerados, cuidadosamente, durante a concepção da startup”, explica Mateus Mondin, presidente do Conselho Deliberativo da ESALQTec. 

A Mesa Redonda contará com a participação de três startups em estágios iniciais de desenvolvimento, que demonstrarão os seus pitches. “O mais relevante é que será um evento rápido, para que na sequência os participantes da mesa fiquem disponíveis para atender de forma mais personalizada o público interessado”, completa Mondin. As conversas continuarão após o evento, com o intuito de fomentar as oportunidades para todos os participantes por meio de networking e novas colaborações. 

Segundo Xavier Boutaud, conselheiro executivo da Araiby, empresa que organiza a ESALQSHOW, a Mesa Redonda foi incluída no programa do evento em resposta ao interesse dos participantes, sendo mais um passo que ajudará a promover a consolidação do AgTech Valley – iniciativa capitaneada pela Prefeitura de Piracicaba, que tem sido fortemente incentivada também pela Esalq e pela EsalqTec. “Esperamos uma grande presença de interessados, empreendedores potenciais também das demais organizações que fomentam startups voltadas para a agricultura e o agribusiness na região, como a Pulse da Raízen e a Usina Monte Alegre, assim como de outras regiões e países”, salienta. 

Para o CEO da AgTech Garage, José Tomé, que atuará como facilitador durante a Mesa Redonda, o ecossistema de startups está se fortalecendo no mundo todo e essas empresas nascentes, com processos ágeis e focados no consumidor, podem ser entendidas como os principais atores da moderna dinâmica de inovação. “A academia e o setor privado já estão percebendo isso e precisam cada vez mais criar caminhos de aproximação. Essa iniciativa dentro da ESALQSHOW é muito importante, uma vez que cumpre exatamente essa demanda”, diz.     

Além disso, ele aponta que, de forma mais ampla, a iniciativa é importante para fomentar o empreendedorismo no entorno da Esalq e promover um networking de alto nível.“Seja para quem vai começar a empreender ou até mesmo para quem já está empreendendo, na Mesa Redonda vamos abordar diversos aspectos, os quais, uma vez compreendidos, podem facilitar a jornada do empreendedor”, explica. 

Para Raphael Andrade Silva, sócio de Andrade Chamas Advogados – escritório especializado no assessoramento de startups, pequenas e médias empresas – que fará a apresentação. “Cuidados com patentes, contratos, licenças”, iniciativas como esta devem ser valorizadas e incentivadas cada vez mais. “É absolutamente louvável a proposta de reunir, em um mesmo ambiente, academia e mercado, uma vez que dessa simbiose usualmente surgem projetos e negócios de fôlego. Será um grande prazer poder lançar alguma contribuição, do ponto de vista jurídico, para que a inovação no agronegócio caminhe a passos ainda mais largos”, enfatiza. 

Victor Nehmi Filho, CEO da Sparta Fundos de Investimentos, especializada em commodities agrícolas, apresentará o tema “O que procura um investidor? Fases, expectativas, mecanismos”. Para ele, é uma oportunidade de compartilhar experiências e fazer contato com outras startups do setor de agronegócios. “Acredito que a agregação de valor aos produtos agropecuários será o grande negócio do Brasil nas próximas décadas”, pontua. 

“Acredito muito no modelo de evolução pela colaboração e complementaridade de competências. Espero transmitir um pouco do meu aprendizado e minhas experiências”, diz André Malzoni dos Santos Dias, sócio diretor da Spark, empresa de pesquisa de mercado especializada no agronegócio. 

Para o diretor executivo da JetBov (plataforma para gestão de fazendas de pecuária de corte e integração da cadeia produtiva da carne), Xisto Alves de Souza Junior, “participar da Mesa Redonda é uma oportunidade de poder contribuir para o esclarecimento a respeito de como novas tecnologias digitais podem ajudar a aumentar a eficiência e lucratividade no campo”. 

“Acredito que a Mesa Redonda será uma troca de experiências e colaboração, além de uma oportunidade de networking e negócios”, aponta Eduardo Cesar Andreo Aledo, da Rubian Xtract, startup que desenvolve e comercializa extratos bioativos eficazes e seguros a partir de matrizes vegetais por processos de fluídos pressurizados para as indústrias de cosméticos e nutracêuticos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024