Espaço Ciência e Tecnologia no SuperAgro destacará da produção à gestão da propriedade

Nesta feira agrícola, as quatro instituições de pesquisa e de extensão rural estarão reunidas no espaço dedicado à Ciência e a Tecnologia

10.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa ​

Tecnologias de produção e de gestão da propriedade são os destaques da Embrapa Soja, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Emater (PR) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) no Super Agro 2019, a ser realizado em Londrina (PR), de 14 a 16 de janeiro.  Nesta feira agrícola, as quatro instituições de pesquisa e de extensão rural estarão reunidas no espaço dedicado à Ciência e a Tecnologia.

Os visitantes poderão dialogar com os técnicos e os pesquisadores sobre as novidades tecnológicas e conhecer as tradicionais e as novas tecnologias de manejo do solo e de pragas e doenças. “Embora seja evidente o significativo avanço no manejo dos processos produtivos por parte dos agricultores no correr das últimas décadas, o produtor deve estar sempre buscando mais novidades tecnológicas para produzir mais, com menos e melhor”, diz o pesquisador Pedro Moreira, da Embrapa Soja.

Na Super Agro 2019, o espaço de Ciência e Tecnologia trará para a discussão com os visitantes temas sobre manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, manejo da fertilidade do solo, consórcio milho/braquiária, coinoculação, aquisição e armazenamento de agrotóxico, entre outros.

Os pesquisadores também irão apresentar considerações sobre o futuro da produção e da demanda de soja no Brasil e no mundo, considerando que o crescimento da produção sem a devida contraparte na demanda poderia gerar super oferta e queda nos preços. “Cientes de que o que importa ao agricultor é o lucro e não a produtividade, vamos analisar as formas de auferir mais lucro via uma melhor gestão da propriedade, principalmente nas estratégias de compra das máquinas, dos insumos e na venda da produção”, explica Amélio Dall´Agnol, da Embrapa Soja.

SOJA – Depois de semeada, é hora de monitorar as lavouras de soja já estabelecidas e tomar as decisões relativas a controle de plantas daninhas, das pragas e das doenças, assim como observar falhas no estado de nutrição das glebas e corrigi-las sempre que possível com fertilizantes foliares. “O interessante em visitar feiras agrícolas é a possibilidade que os produtores têm para conhecer as novidades tecnológicas incorporadas em máquinas e equipamentos ou em novas sementes mais produtivas e tolerantes a pragas e doenças (transgênicas ou convencionais), assim como orientações de manejo”, explica Dall´Agnol.

O “Espaço Ciência e Tecnologia” contará ainda com uma programação de palestras, todos os dias, às 14h e 15h. Esta é uma oportunidade para que os visitantes se atualizem, interagindo com técnicos e pesquisadores das instituições de pesquisa e extensão rural sobre os diversos desafios que serão abordados na área.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024