Especial Agrishow: 33º Prêmio Gerdau Melhores da Terra apresenta vencedores na Agrishow

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra anunciou ontem, 25 de abril, os vencedores da categoria Novidade Agrishow.

26.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Caroline Rodrigues

Em sua 33ª edição, a premiação busca incentivar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a excelência do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer o que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola fabricados no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Na categoria Novidade Agrishow, que reconhece os produtos lançados há menos de um ano e presentes nesta edição da feira, os equipamentos foram avaliados em duas divisões: Agricultura de Escala e Agricultura Familiar. Dessa forma, o prêmio busca valorizar as características específicas dos produtos para cada um desses segmentos, considerando seus distintos patamares de escala de produção.

O vencedor da divisão Agricultura de Escala foi a empresa GSI Brasil Indústria e Comércio de Equipamentos Agropecuários Ltda, da cidade de Marau (RS). O equipamento premiado foi a Fornalha Block-Velox, item fundamental para secagem de grãos. O produto se diferencia pela durabilidade, eficiência energética e simplificação da montagem da fornalha, reduzindo o peso do material utilizado em 75% e o tempo de construção em 60%. O sistema desenvolvido permite que menos lenha seja consumida no processo e, além disso, o ar aquecido apresenta menor teor de resíduos, reduzindo o seu contato com os grãos. O lançamento do equipamento é resultado de um projeto genuinamente brasileiro que teve início em 2005. Ao longo dos seus dez anos de concepção, foram realizados diversos testes, o que permitiu a consolidação do equipamento.

Já na divisão Agricultura Familiar, a premiada foi a empresa Implementos Agrícolas Marispan Ltda, da cidade de Batatais (SP), com a Pá Carregadeira Marispan M85. O produto consiste em um sistema de acoplamento frontal para tratores, utilizado tipicamente nas pequenas propriedades. O item permite acoplar equipamentos com diversas funções como guindaste para bags, garfo para fardos de feno, retirada de silagem, carregamento de paletes, toras, entre outros. Entre os principais diferenciais está o sistema de segurança para travamento, que atua de forma eficiente em caso de falha. Além disso, conta com a função de amortecimento, o que evita oscilações bruscas ao transportar a carga. O equipamento ainda se destaca pelo prático sistema de acoplamento e desacoplamento, facilitando a tarefa do operador e permitindo que o trator também seja utilizado para outras atividades agrícolas.

Para definir os vencedores, a Comissão Julgadora, formada por representantes de universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais e entidades relacionadas ao setor do agronegócio, percorreu a feira antes da abertura oficial, avaliando detalhadamente os 16 equipamentos e máquinas inscritos e entrevistando seus representantes e fabricantes. Na avaliação do coordenador da comissão e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Renato Levien, o que pode ser visto nessa edição da feira é a grande procura por ferramentas de gestão de máquinas e processos. "A automatização dos equipamentos, com controladores eletrônicos que fornecem informações de rendimento e eficácia, estão cada vez mais presentes. Isso contribui não somente para a eficiência do trabalho, mas também para que os produtos agrícolas cheguem ao seu destino com qualidade e sem perdas", salienta Levien.

Expointer

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra terá continuidade na Expointer, feira internacional de agronegócios, que ocorre no mês de agosto, em Esteio (RS). Os inscritos serão avaliados em três categorias. A categoria Novidade Expointer premia os produtos lançados há menos de um ano e presentes na Expointer 2016 e, assim como a Novidade Agrishow, avalia os produtos em duas divisões: Agricultura de Escala e Agricultura Familiar. As inscrições serão de 5 de maio a 5 de agosto. A categoria Destaque reconhece equipamentos já em uso pelos agricultores no campo e contará com inscrições de 5 de maio a 10 de junho. Já a categoria Pesquisa & Desenvolvimento, voltada para estudantes acadêmicos e profissionais de ciências agrárias ligados ou não a instituições de ensino, receberá inscrições de 15 de julho a 15 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo website www.melhoresdaterra.com.br, que tem disponível o regulamento completo do prêmio.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024