Especial Agrishow: Agricultura de precisão é fundamental para garantir produtividade no campo, afirma Logicalis

Na Agrishow, empresa apresenta tecnologias que acompanham o produtor rural em todas as etapas do cultivo, aumentando a eficiência e prevenindo perdas

26.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Mariana Alvarez

Com soluções que auxiliam o ciclo completo da produção agrícola, a Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, participa pela segunda vez consecutiva da Agrishow – maior evento de agronegócio no Brasil. Com uma visão abrangente sobre a evolução tecnológica no campo, a empresa apresentará soluções que possibilitam desde a conectividade até a coleta, processamento e análise de informações, etapas fundamentais para digitalização do setor.

O agronegócio, assim como os demais setores da economia, é cada vez mais impactado por novas tecnologias. Com o objetivo de aprimorar a produtividade de maneira inteligente e facilitar a vida do produtor, a Logicalis oferece uma série de tecnologias que integram redes, sistemas e dados para agilizar a tomada de decisões sobre monitoramento e planejamento financeiro da lavoura.

“Vemos um enorme potencial no setor agropecuário e esperamos um crescimento da ordem de 45% no volume de negócios com as empresas e cooperativas do setor ao longo deste ano”, antecipa Luiz Sávio, diretor de vendas da Logicalis. “Nossa abordagem consultiva, que traz especialistas técnicos e setoriais ao processo de vendas, é um dos nossos principais diferenciais para entender e endereçar as necessidades do cliente”, garante.

Durante a Agrishow, a empresa apresentará sua abordagem sobre a aplicação da tecnologia no campo, incluindo o COA (Centro de Operações Agrícolas). Ao contar com o COA, o produtor rural passa a ter visibilidade, em um só lugar e em tempo real, de cada etapa da produção: plantio, irrigação, monitoramento, colheita, armazenamento e transporte. E, com um controle preciso de todas essas etapas, conseguirá aumentar a produtividade e gerenciar riscos e perdas.

A solução oferecida pela Logicalis é alimentada por uma série de informações trazidas por sistemas ou sensores que coletam dados sobre a produção, assim como dados de fontes externas à operação agrícola – como informações climáticas e bases de dados públicas. Essas tecnologias que alimentam o COA também estarão demonstradas na Agrishow.

Começando pela conectividade, que consiste em um dos principais desafios do setor, a Logicalis viabiliza o monitoramento da plantação, desde o pré-plantio até o pós-colheita. Com esse desafio resolvido, os produtores podem investir em inúmeras outras tecnologias para aumentar a eficiência de produção.

A Logicalis também ajuda o produtor antes mesmo de adquirir uma propriedade. É possível identificar, por meio de uma solução de inteligência territorial, se a área é regularizada ou não. Isso é essencial para garantir o retorno sobre o investimento, uma vez que a criação de gado ou cultivo em áreas irregulares impede a comercialização da produção. A tecnologia pode ser usada também para o acompanhamento da evolução da plantação – por meio da medição da altura da cana-de-açúcar, por exemplo –, verificando o momento ideal da colheita.  

Para controlar a produção, a Logicalis oferece uma solução de vídeo analytics que identifica pragas e fungos em frutos e folhas. Por meio dela, drones são enviados para fotografar o campo, gerando imagens que são enviadas para análise de um agrônomo. Caso alguma anomalia seja identificada, um drone de pulverização pode ser enviado ao local para aplicar insumos ou defensivos agrícolas visando corrigir e otimizar a plantação. O que, normalmente, poderia levar bastante tempo para ser notado e gerar perda de produção, é percebido com antecedência e resolvido com agilidade e precisão. E, na etapa pós-colheita, a tecnologia pode ser usada para monitorar a qualidade dos produtos armazenados e seu transporte até a chegada ao consumidor.

Além disso, com sensorização dos equipamentos, é possível fazer manutenção preditiva de todos os maquinários agrícolas, como tratores e colheitadeiras, e rastrear os insumos agrícolas – desde sementes e defensivos até combustíveis e peças dos equipamentos – com o objetivo de garantir o estoque correto, evitando impactos na produção por falta de produto ou perdas por excesso.

“Identificar o surgimento de pragas com antecedência, observar o crescimento e desenvolvimento da plantação, e controlar a rastreabilidade e o estoque de insumos agrícolas, são alguns dos benefícios da agricultura de precisão. A adoção de tecnologias inovadoras em todo o processo é premissa fundamental para garantir tomada de decisão mais ágil e assertiva, propiciando assim melhores resultados aos produtores”, afirma Lucas Pinz, diretor de tecnologia da Logicalis.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024