NOTÍCIAS

Especial Agrishow: Bosch leva soluções para máquinas e implementos agrícolas

Durante a edição 2019 da Agrishow, os visitantes que passarem pelo estande do Grupo Bosch, na Rua E4B, poderão conhecer as soluções de acionamento e controle da Bosch Rexroth, como a bomba de pistões variáveis A10V que, quando aplicada em uma máquina que atua na distribuição e na pulverização de defensivos agrícolas, por exemplo, se adapta à necessidade de cada uma dessas funções, gerando mais economia e produtividade para o agricultor, já que não é preciso parar o equipamento para realizar as mudanças, que ocorrem de forma suave, sem trancos ou solavancos.

Outra tecnologia em exposição é o sistema de transmissão hidrostática, que possuiu motores independentes em cada roda. Essa tecnologia permite melhor performance da máquina especialmente em pisos de baixo atrito - se uma roda passar sobre lama, por exemplo, ela travará e as demais terão seu torque ampliado, evitando que a máquina patine ou fique atolada. O sistema, que possui três componentes, permite a troca de marchas mesmo quando a máquina está em movimento. Já o sistema de levante eletro-hidráulico EHC é responsável por manter a estabilidade dos implementos puxados por tratores, mesmo em terrenos irregulares. Entre os ganhos trazidos pela tecnologia estão o aumento de produtividade, segurança e conforto para o operador.

Uma das novidades que a empresa apresentará na 26ª edição da Agrishow é a Solução de Plantio Inteligente Bosch para automatizar plantadeiras. A inovação permite otimizar a distribuição de sementes de acordo com a fertilidade e curvas do solo, além de realizar corte de linhas para evitar a sobreposição e consequente desperdício de sementes, o que proporciona melhor utilização da área plantada e aumenta o potencial de produtividade do agricultor.

A Solução de Plantio Inteligente Bosch utiliza informações de georreferenciamento, mapa de fertilidade do solo e sensoriamento da máquina para otimização do plantio. Desenvolvida para atender a demanda do mercado local, a solução modular é flexível e pode ser integrada em qualquer modelo de plantadeira e dosador.

Outro destaque é a Solução de Pulverização Inteligente Bosch, que possibilita que o agricultor pulverize herbicida apenas onde realmente é necessário. Durante entrevistas com produtores, a Bosch verificou que a maior dificuldade é identificar a janela de oportunidade para aplicação de defensivos, que usualmente é pequena.

Para que isso ocorra de forma precisa, câmeras específicas com algoritmos de Inteligência Artificial (AI) detectam linhas de culturas e identificam as ervas daninhas na área de cultivo. A Bosch fornece também a unidade de controle eletrônico que garante o direcionamento correto das ervas daninhas, abrindo e fechando as válvulas dos injetores em questões de milissegundos.

Entre os maiores benefícios dessa tecnologia estão: proteção ao meio ambiente; menor incidência do uso de defensivos agrícolas visto que a tecnologia da Bosch identifica e pulveriza apenas sobre a erva daninha; evita que a terra crie resistência à herbicidas; diminui os custos para o produtor e aumenta a qualidade dos alimentos. 

Por meio do seu consolidado know-how tecnológico em sensores, serviços e software, a Bosch possui amplo portfólio e desenvolvimento o que a torna uma parceira ideal para a agricultura local. Essas soluções reforçam ainda mais a missão da empresa que é desenvolver “Tecnologia para a vida”.

Sistema de limpador de vidro de alta performance

Outra solução que a Bosch apresentará para máquinas agrícolas é o Wiper Direct Drive (WDD), um sistema limpador de para-brisa de nova geração na qual é possível obter maior varredura da palheta no vidro do veículo. O diferencial dessa tecnologia é que o braço da palheta é acoplado diretamente na ponta do eixo do motor, que por ser controlado eletronicamente, é capaz de proporcionar velocidade, ângulos e intervalos distintos de acordo com cada modelo de máquina agrícola.

Além de oferecer mais conforto e segurança ao usuário, já que o sistema possibilita maior visão durante as chuvas graças a amplitude da varredura do vidro, o WDD possibilita padronização de modelos, diminuição do número de componentes e menor espaço necessário para instalação do sistema na cabine do veículo.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura