Especial Agrishow: Climate FieldView proporciona experiências sensoriais aos visitantes da Agrishow 2018

Em sua primeira participação no evento, empresa apresenta sua ferramenta de agricultura digital na agricultura

02.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Guilherme Dauroiz de Souza Soares

Para marcar sua primeira participação na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), a Climate, negócio de agricultura digital da Monsanto, preparou atrações interativas para os visitantes conhecerem os benefícios da plataforma Climate FieldView. A feira segue até dia 04 de maio.

No estande, a empresa criou uma sala de 38m2 que abriga a projeção mapeada de uma fazenda em diferentes momentos da safra – plantio, pulverização e colheita – por meio de uma maquete 3D. No espaço há também um "tablet gigante", que mostra o funcionamento da plataforma, gerando mapas em tempo real. Para que os visitantes consigam se sentir na fazenda, utilizando a plataforma Climate FieldView, a Climate preparou uma experiência com óculos VR (realidade virtual), em que é feita uma simulação de operação de um maquinário equipado com a plataforma (drive e tablet). O ciclo se completa quando o visitante consegue "testar" a plataforma em uma mesa com diferentes dispositivos e casos reais de uso.

Pela primeira vez na feira, o agrônomo Delphin Jamme, de 24 anos, veio da França para estudar o agronegócio brasileiro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP). O estudante aproveitou o estágio no Brasil para visitar a Agrishow e entender como funciona a plataforma no campo. Além disso, ele ainda passou pela experiência interativa. "É muito interessante. Eu já tinha ouvido falar da ferramenta, mas ainda não a conhecia. É incrível ver o que ela pode fazer e como ela ajuda o agricultor. A experiência do estande é muito legal. Faz com que a gente consiga entender o que ela tem a oferecer, fica fácil", disse.

Lançado no Brasil em maio de 2017, o Climate FieldView integra informações de plantio, monitoramento, pulverização, colheita e solo em um só lugar, tudo acessível pelo celular, tablet ou computador. Isso permite que o produtor gerencie suas operações com mais eficiência e, possivelmente, maximize sua produtividade. O FieldView Drive é um dispositivo de hardware colocado dentro da cabine, que coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real.

Isso ajuda quem gerencia a propriedade a corrigir os problemas de forma mais rápida e a tomar decisões no momento correto. Um ano após o lançamento comercial, a plataforma já foi adotada em mais de 560 mil hectares no País.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024