Especial Agrishow: Com design futurista, novo trator movido a biometano está na 25ª Agrishow

Conceito da New Holland Agriculture cria um elo vital para a Fazenda Independente de Energia

02.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

A Agrishow é a primeira feira da América Latina a receber o mais avançado trator movido a biometano do mundo. Desenvolvido pela New Holland Agriculture, o conceito simboliza a transformação energética nas propriedades rurais do Brasil, com a possibilidade de o produtor buscar sua independência de combustível. O trator estará exposto ao público da 25ª edição, entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no estande da marca, em Ribeirão Preto (SP).

O desenho inovador e arrojado do protótipo complementa o motor FPT Industrial, que apresenta o mesmo desempenho da versão a diesel, com 30% de redução dos custos. “Esse protótipo é o ápice do trabalho da New Holland como Líder em Energia Limpa. Há dez anos investimos no desenvolvimento de tecnologia para a produção de alimentos de forma sustentável. Além disso, projetamos que o produtor rural possa ser o criador do seu combustível”, destaca Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

O novo trator conceito movido a metano oficializa o fechamento de um ciclo virtuoso que fornece uma produção neutra de CO2, em que a própria fazenda produz a energia que precisa para realizar suas operações, aquecer instalações agrícolas e fazer seus equipamentos funcionarem – conceito de Fazenda Independente de Energia. O biometano, como combustível sustentável, é particularmente adequado para fazendas, pois elas têm as matérias-primas e o espaço para abrigar um biodigestor para produzir o gás.

Em condições reais de campo, o novo conceito movido a biometano produz, pelo menos, 10% menos emissões de CO2 e reduz o total de emissões em 80% em comparação com um motor padrão a diesel. Seu desempenho ambiental melhora ainda mais quando alimentado por biometano produzido a partir de restos de colheitas e resíduos de culturas energéticas de origem agrícola, o que resulta em emissões de CO2 próximas a zero.

“Em 2013, a marca apresentou o primeiro protótipo do trator T6 movido a metano, que vem sendo, desde então, testado com seus clientes. No Brasil, o modelo chegou em 2017 e, desde então, está em avaliações práticas no campo, como na Chácara Marujo, em Castro (PR)”, explica Nilson Righi, gerente de Marketing para Produto.

Testes no Brasil

Antes de ser testado no município de Castro, o trator T6.140 foi amplamente usado em uma propriedade rural em Santa Helena, oeste do Paraná. Essa foi a primeira verificação da performance do trator em terras brasileiras.

A máquina, inclusive, está novamente na Agrishow, agora, ao lado do novo protótipo. É o segundo ano consecutivo que o produto está na feira. Ele tem capacidade para armazenar 300 litros de metano comprimido e foi usado na propriedade em Santa Helena, que tem cerca de 40 hectares, produz milho e aveia para o gado confinado e ainda cria aves para a produção de ovos.

Estilo reinventado

Na nova geração, a New Holland reinventou o estilo de trator, tomando como inspiração o design automotivo, para criar uma aparência totalmente integrada, ao mesmo tempo que acentua elementos de estilo icônicos da marca, como as luzes e as entradas de ar agressivas do capô. Ela também criou o exclusivo assento em formato de folha.

A cabine envidraçada tem uma visibilidade de 360 graus, ou seja, aumento de 20% em comparação com um trator padrão. O teto arqueado de vidro conta com um receptor totalmente integrado de Precision Land Management (PLM), com um interior que oferece ambiente operacional organizado, com todos os controles essenciais no apoio de braço integrado e parâmetros adicionais controlados por um display interativo. O conjunto do display, por sinal, é fixo e se move com o volante ajustável, garantindo visibilidade ideal das informações em todas as posições.

Mesma eficiência e menos emissões

O novo trator conceito movido a biometano usa motor com uma avançada e eficiente tecnologia de combustão especificamente desenvolvida para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, marca que, assim como a New Holland, pertence à CNH Industrial. A motorização NEF, de 6 cilindros, desenvolve 180 cv de potência e 740 Nm de torque, o que garante um desempenho equivalente ao modelo movido a diesel.

O conceito tem também a mesma durabilidade e os intervalos de serviços, mas vai além, gerando uma redução de custos de até 30%. O tanque de combustível tem design inovador e usa uma estrutura tubular em camadas composta, o que permite um dia inteiro de autonomia – em linha com um modelo equivalente a diesel.

Outras atrações

A Agrishow deste ano tem mais produtos sofisticados e de alto desempenho. A New Holland está realizando o lançamento do seu próprio drone, para auxiliar o produtor rural na otimização da propriedade, verificando como aumentar a produtividade.

Toda a linha de tratores, de baixa potência até o maior já produzido pela marca, também está ao alcance do produtor rural. O T9, inclusive, tem uma linha especial de financiamento pelo Banco CNH Industrial.

Além disso, duas colheitadeiras recordistas mundiais – a CR8.90 e a CR10.90 – dividem as atenções com a clássica TC, “Total Confiança” para o agricultor. Também fundamentais para os campos brasileiros são a linha de pulverizadores Defensor e a semeadora PL6000, produtos que aumentam o rendimento e reduzem custos nas lavouras.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024