Especial Agrishow: Comandos de voz, fotos e vídeos orientam na lavoura ao trabalhador aplicador de defensivos agrícolas

Conjunto de aparelhos e apps foi desenvolvido por uma agtech e pelo Centro de Engenharia e Automação da Secretaria de Agricultura de São Paulo

29.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Será lançado oficialmente na feira Agrishow o sistema SprayX, uma invenção da startup de mesmo nome em parceria com o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Com tecnologia de computação vestível e suporte de aparelhos de última geração, o SprayX orienta diretamente no campo, por imagem e comando de voz, aos técnicos responsáveis pela aplicação de defensivos agrícolas.   

Empreendido com apoio do fundo ACE/Agrostart, vinculado ao programa de aceleração global Google Launchpad, o sistema SprayX fica instalado junto ao corpo de um técnico agrícola em atividade na lavoura, e funciona interligado a uma base de dados. Estas informações, fornecidas por especialistas em Tecnologia de Aplicação e pela indústria de defensivos agrícolas, subsidiam aplicações corretas e seguras dos produtos.

“A ação do técnico é totalmente orientada e conduzida pela tecnologia, do momento em que ele veste seu equipamento de proteção individual (EPI) até o de aplicar o produto nas plantas. Qualquer erro na operação do profissional é detectado e a correção solicitada, preventivamente, por meio do sistema”, resume Hamilton Ramos, pesquisador científico do CEA-IAC, que coordenou ensaios de desenvolvimento do SprayX.

“Trata-se de uma solução inovadora que tende, inclusive, a reduzir a exposição de técnicos e trabalhadores aos defensivos agrícolas, bem como evitar casos de acidentes e intoxicações decorrentes da baixa qualificação de aplicadores, o que, infelizmente, ainda é uma realidade”, acrescenta Ramos. O pesquisador assinala que o mau uso de defensivos agrícolas no País resulta em perdas anuais da ordem de US$ 2 bilhões ao agronegócio.

Pulverizadores, bicos e função social – Tidas como fundamentais para a aplicação correta de defensivos agrícolas, a regulagem e a calibração dos equipamentos pulverizadores também estão entre as funções gerenciadas pelo SprayX, segundo explica o empreendedor Edson Minatel, um dos desenvolvedores do sistema.

Ele acrescenta que outro problema crítico na área, igualmente solucionado com apoio do SprayX, vem associado à utilização de pontas de pulverização desgastadas durante a aplicação dos defensivos.

"Uma ponta fora de condições de uso leva a desperdícios, tem impacto potencialmente danoso ao meio ambiente e pode fazer com o que o produto químico não funcione como se espera, ocasionando prejuízos agronômicos e financeiros ao produtor”, explica Minatel.

Já o empreendedor Mauro Anjo, sócio diretor de tecnologia da startup SprayX, enfatiza que o sistema foi concebido após os empreendedores ouvirem queixas de produtores e especialistas, principalmente sobre prejuízos advindos da baixa capacitação profissional predominante na atividade de aplicação de defensivos agrícolas. “Essa percepção demandou a criação de uma metodologia diferente de ensino e também novas ferramentas com vistas à capacitação e ao apoio aos trabalhadores a campo”, finaliza Anjo.

“Fora as soluções à pulverização, o SprayX funcionará como um aliado na disseminação de boas práticas no campo. Isso é muito importante e motivou a adesão da Secretaria ao projeto dastartup”, enfatiza Hamilton Ramos. O pesquisador do CEA-IAC, órgão sediado em Jundiaí (SP), coordena hoje aos mais importantes projetos do País em torno do uso sustentável de defensivos agrícolas, chamados Aplique Bem, Adjuvantes da Pulverização, IAC-Quepia e Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agroquímicos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024