Especial Agrishow: Irrigação tem lançamentos e novas versões

Pivôs, aspersores e modernos sistemas informatizados controlados à distância, por celular, são atrações do segmento na feira

30.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Sylvia Mie

As empresas de irrigação prepararam lançamentos ou novas versões de seus produtos para a Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Pivôs, aspersores e modernos sistemas informatizados controlados à distância, por celular, são as atrações do segmento da feira.

A Krebs, que tem fábrica em Valinhos (SP), está apresentando o seu novo pivô central K-3, com tecnologia inovadora, mais leve e com melhoria no custo-benefício. “Esse pivô é para irrigação de qualquer cultura e depende do projeto”, afirma o diretor-comercial Zoltan de Andrade Stein.

A Irrigabrasil, de Pinhais (PR), apresenta a sua Barra Irrigadora atualizada, modelos 54 e 42, já usada no setor sucroalcooleiro e em culturas de batata, feijão, cebola e milho. “A cana é o nosso foco na feira”, diz o diretor-técnico Carlos Timmermann Júnior, que espera aumento de vendas em torno de 20% em relação à última Agrishow.

A NaanDanJain Brasil, que tem fábrica em Leme (SP), demonstra seus produtos em miniatura para futuros negócios após a feira e apresenta os equipamentos de irrigação de baixo volume, de gotejamento, microaspersão, miniaspersão e aspersão. “A Agrishow é um termômetro de negócios”, informa o gerente-comercial de projetos Egidio Osti Neto. Segundo ele, as culturas de laranja e café e a pastagem constituem os clientes potenciais da empresa.

A Bauer, com fábrica em São João da Boa Vista (SP), foca, além das vendas de pivôs centrais, no sistema de monitoramento Smart Connect, com a Rede Mash (GPS e wi-fi para acompanhar a irrigação da propriedade). “O sistema é mais simples e mais amigável que os dos nossos concorrentes, pode ser controlado também pelo celular e uma central consegue controlar até 150 pivôs, com armazenamento de dados na nuvem”, destaca o gerente de relações com o mercado Marcos Esposito. O equipamento também pode ser adaptado para controlar pivôs de outras empresas.

O Grupo Tïgre mostra diversos produtos, na linha de aspersores, que auxiliam no aumento de produtividade e contribuem para a preservação do meio ambiente. Na linha de tubos e conexões, os equipamentos são voltados para drenagem, poços artesianos e sistemas de irrigação portátil.

A Lindsay lança o FieldNET Advisor, solução inteligente que proporciona ao produtor o suporte para acabar com dúvidas no momento de irrigar, com mais confiança, exibindo num único mapa as informações de todas as áreas irrigadas, que podem ser visualizadas no smartphone.

A Netafim/Amanco traz o primeiro sistema de irrigação com cérebro do mundo, o Netbeat, uma tecnologia que permite monitorar, analisar e automatizar todo o processo em tempo real com um clique, oferecendo recomendações técnicas ao produtor em tomadas de decisões.

A Senninger Irrigação do Brasil, que fabrica aspersores para pivôs, irrigação convencional e estufas, reguladores de pressão e conexões, apresenta a tecnologia Wobbler, como o i-Wob2, projetado para aplicação de água com alta performance com baixa pressão de operação, que possibilita redução do consumo de energia, maior retorno econômico e maior sustentabilidade pelo melhor uso da água.

A Valley está lançando um produto que deixa a telemetria ainda mais eficiente, somando-se às soluções Icon, BaseStation3, Irriger Connect, X-Tec e AgSense – unidas, elas possibilitam ao agricultor ligar e desligar o pivô central remotamente, sem uso de internet e até pelo celular, e fazer uma ampla gestão dos sistemas de irrigação.

A Agrishow 2019 ocorre até 3 de maio, em Ribeirão Preto e é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024