NOTÍCIAS

Especial Agrishow: Lançamentos da Valtra na Agrishow privilegiam tecnologia e alto desempenho

A Valtra, lançará na Agrishow 2019, uma série de equipamentos de última geração. São máquinas para diversas áreas de cultivo, como a nova linha de tratores de alto desempenho, a S4; a versão cabinada da linha de tratores fruteiros mais versáteis do mercado, a A3F; e o novo distribuidor de fertilizantes sólidos e sementes, o BS3350H Dry. Além dessas novidades, a Valtra vai trazer à maior feira de agronegócio do Brasil a plantadora Momentum, as suas já consagradas linhas de implementos e colheitadeiras, novos serviços agronômicos e a solução de conectividade ConectarAgro.

“Os lançamentos que vamos promover na Agrishow chegam para reforçar o DNA tecnológico da Valtra. A linha S4 traz algumas das máquinas mais modernas do mercado, enquanto a linha A3F é a mais versátil da sua categoria. O novo distribuidor de sólidos também chega para atender uma demanda importante dos nossos clientes. Isso demonstra que estamos atentos ao mercado”, comenta José Carramate, diretor de Vendas da Valtra

Série S4

O S374 é uma máquina cujo desempenho ajuda o agricultor a maximizar a produção e minimizar os custos. É o primeiro trator da Valtra no Brasil com a tecnologia SmartTouch, com controles integrados, terminal touchscreen com orientação integrada, Isobus etc.

O sistema de controle SmartTouch, desenvolvido com engenharia finlandesa e componentes alemães, recebeu diversos prêmios na Europa, incluindo o Red Dot Award 2017. Ele alia suas confortáveis características ergonômicas à mais alta tecnologia embarcada em tratores, com um monitor touchscreen de 9 polegadas, uma alavanca de direção inteligente e controle total das funções do motor e da transmissão do trator.

O poderoso motor de 8,4 litros usa a mais recente tecnologia AGCO Power, com o HLA (Hydraulic Lash Adjustment, ajuste de chicote hidráulico) livre de serviço. O modelo S374 oferece 375 cv ou, com impulso de transporte e SigmaPower, até 400 cv completos. Ideal para trabalhos pesados, o S374 já sai de fábrica com motor homologado pela lei brasileira de controle de emissões (MAR-1).

Série A3F

Outro destaque da Valtra é o trator estreito A93FApresentado no início de 2019 na versão plataformada e ideal para o cultivo de frutas, o A93F será lançado em sua versão cabinada na Agrishow 2019, trazendo design brasileiro com base global, excelente visibilidade e ergonomia, fluxo aprimorado do ar condicionado, mais conforto para longas jornadas, porta-objetos, porta-copos e entrada USB. O A93F conta com motor AGCO Power eletrônico, homologado de acordo com lei de controle de emissões (MAR-1), sendo o mais potente do segmento, com 99 cv. Além disso, ele possui coluna de direção regulável com ajustes de altura, que proporciona mais conforto e melhor ergonomia ao operador.

O sistema de acionamento hidráulico da embreagem da TDP para a versão plataformada e acionamento eletro-hidráulico para a versão cabinada proporcionam aos agricultores suavidade na liberação, evitando trancos e, consequentemente, aumentando a vida útil do disco da embreagem. As quatro opções de transmissão, três opções de velocidade de TDP e as duas opções de vazão de bombas fazem do A93F o trator leve mais versátil do mercado. Além disso, o novo painel de instrumentos do A93F mostra informações instantâneas para o operador, como consumo de combustível, área trabalhada, distância percorrida e diagnóstico do motor.

Pulverizadores e distribuidor de sólidos

O pulverizador BS3330H tem versões com barras de pulverização de 24 e 30 metros – a barra com 24 metros é homologada de fábrica para funcionar em meia barra, função ideal para lavouras de cana. A capacidade do tanque deste modelo é de 3.000 litros.

Já o BS3335H é o modelo com um dos maiores tanques do mercado, com capacidade para 3.500 litros de defensivos, e barra de pulverização de 32 metros. Os novos pulverizadores da Valtra oferecem aos agricultores a melhor barra de pulverização do mercado, trazendo mais produtividade, economia e versatilidade para diferentes condições de solo e topografia.

A versão para fertilizantes sólidos e sementes, o BS3350H Dry, chega ao mercado com um novo sistema de distribuição, de qualidade superior em relação a outros produtos da categoria. O novo distribuidor de sólidos da Valtra possui a caixa de distribuição de 5 m³ e construída 100% em aço inox, uma das mais robustas do mercado. A largura de trabalho do BS3350H Dry é de até 40 metros.

As novidades em pulverizadores e o distribuidor de sólidos da Valtra possuem chassi flexível e baixo peso operacional, o que beneficia o trabalho em diversas condições de solo e topografia, e motor AGCO Power de 200 cv, que proporciona uma economia de 50% no consumo de combustível em relação aos demais concorrentes da categoria.

Plantadora Momentum

Altamente inovadora, a Momentum é dobrável, ficando com apenas 3,6 metros de largura quando fechada, o que facilita o transporte em estradas e faz dela a plantadora de melhor mobilidade do mercado. Além disso, o equipamento possui tecnologia 100% Precision Planting, com dosador de sementes Vset2, sistema de controle de linhas vDrive e monitor 2020 Seedsense Geração 3. A Momentum chega com versões de 24, 30 e 40 linhas no espaçamento de 45cm. A caixa de sementes da Momentum também é uma das maiores do mercado, com capacidade para 5.130 litros de sementes.

Graças à facilidade no transporte a na manutenção, a Momentum vai proporcionar ao agricultor a chance de aproveitar melhor as curtas janelas de plantio. O implemento conta com apenas um ponto de lubrificação em toda a plantadora, sendo que todas as demais buchas da máquina são “Infinity”, de alta resistência e autolubrificantes. Os rolamentos são blindados. Mais indicada para grandes propriedades, a Momentum pode ser transportada em caminhões prancha apenas com a remoção de dois rodados e duas linhas do suporte central, ficando com apenas 3 metros de largura, o que exclui a necessidade do uso de batedores.

ConectarAgro

O ConectarAgro é uma iniciativa que está sendo liderada por oito empresas de referência dos setores de agronegócio e de telecomunicações – AGCO, The Climate Corporation, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble - e busca viabilizar a conectividade aberta às regiões agrícolas do Brasil. A Valtra faz parte do programa como marca da AGCO.

A parceria que resultou no ConectarAGRO se originou a partir de um problema enfrentado pelo agricultor e empresas do setor, que é a falta de rede e internet no campo. O engajamento de várias empresas permitiu uma análise 360° do problema, além da definição clara de adoção tecnológica, com o propósito de ter redes de acesso que apresentasse viabilidade técnica e econômica de implantação em grande escala. Elas se uniram para chegar à um consenso e apresentar uma solução eficiente e, também, aberta para conectar toda a agricultura brasileira, dando maior segurança na adoção de tecnologia tanto para o agricultor quanto para as empresas fornecedoras do agronegócio.

A solução será inicialmente implementada por meio de analise por projeto, aproveitando a infraestrutura já instalada e levando em consideração as áreas de maior interesse e viabilidade técnica e econômica.  Isso significa que as áreas de interesse comum com maior viabilidade técnica e econômica serão inicialmente atendidas, incluindo novas instalações de infraestrutura de acordo com o projeto. A expansão da solução se dará naturalmente para as áreas de maior desafio técnico e econômico por aproveitarem da ampliação inicial. Essa estratégia só é possível dada a diversidade e complementariedade do conhecimento do grupo.

Outros destaques da Valtra na Agrishow 2019:

Tratores BH HiTech - A linha de tratores BH HiTech estará presente na Expodireto Cotrijal 2019, com modelos de 145 cv a 195 cv e transmissão automática PowerShift. O grande destaque da linha BH HiTech é a transmissão HiTech3 (HiTech “three”) PowerShift, com troca automática dentro dos grupos. São 18 velocidades para frente e 18 para trás. Os produtos se somam à quarta geração da Linha BH, lançada em 2017 e que hoje conta com duas opções de motorização.

A transmissão Powershift pode ser operada manualmente com trocas de velocidade por botões ou por um dos dois modos de programação automática, que altera a velocidade conforme a rotação pré-definida. Outro atributo de destaque da máquina é o reversor eletro-hidráulico Power Shuttle, que permite que as direções de condução sejam alteradas usando uma alavanca, sem necessidade de acionamento da embreagem. A transição é feita sempre de forma suave, rápida e com proteção, permitindo que o sentido da máquina seja revertido somente em velocidade abaixo de 2 km/h.

A Linha BH HiTech é composta pelos modelos BH144 HiTech (145 cv), BH154 HiTech (159 cv) e BH184 HiTech (180 cv) com motores de quatro cilindros e os modelos BH174 HiTech (179 cv) e BH194 HiTech (195 cv) com motores de seis cilindros. Os modelos da linha contam ainda com o recurso do N Auto, que desacopla o PowerShift todas as vezes que o pedal do freio é acionado, ou caso a rotação do motor fique menor que 1.020 rpm, acoplando novamente  em velocidades a partir de 1.020 rpm, ou quando o operador tirar o pé do freio.

Família A4 – A Valtra também traz à feira os modelos da premiada família A Geração 4. Os tratores da série A4s têm de 75 cv e 95 cv e chassi compacto, ideal para pequenas e médias propriedades ou operações que demandam potências menores. Já os modelos A94 e A104, da Série A4, são indicados para a média potência, oferecendo 95 cv e 105 cv, respectivamente.

Disponíveis nas versões cabinado e plataformado, os tratores desta família possuem uma robusta transmissão mecânica 12+12 ou 24+24, com o melhor escalonamento de marchas do mercado, e reversor eletro-hidráulico PowerShuttle, que proporciona ganhos de agilidade durante as manobras, além do ajuste da sensibilidade de arrancada, conforme o tipo de operação.

A família A4 também possui o sistema HiShift, que permite ao operador trocar de marcha pelo simples acionamento de um botão na alavanca de câmbio, sem a necessidade de usar o pedal da embreagem, proporcionando mais suavidade no acoplamento e facilidade na operação. Outra novidade que aumenta a versatilidade das máquinas é o redutor Super Creeper, que possibilita operações em velocidade mínima de 0,15 km/h.

A melhor ergonomia da classe, aliada a um baixo nível de ruído (75 dB), garante uma experiência confortável em quaisquer situações. A estrutura da cabine é estreita na parte da frente para facilitar a direção em áreas de galpões e permitir uma excelente visibilidade nas operações. Como opcionais, o produtor tem duas vazões hidráulicas, de 57 ou 98 l/min, além de várias opções de configuração das válvulas de controle remoto.

Além do diferencial com a transmissão automática HiTech4, os modelos A4 HiTech estão preparados para receber as facilidades do Fuse Technologies, como o piloto-automático Auto-Guide 3000 e controle de telemetria por meio do AgCommand.

Colheitadeiras Série 800 – Os modelos axiais BC6800 e BC8800 possuem motores eletrônicos com tecnologia SCR, adequados à legislação ambiental MAR-1. O sistema de processamento axial ainda possui o maior rotor do mercado, côncavos com suspensão e maiores áreas de trilha e separação, o que gera maior capacidade de colheita para todos os tipos de cultura.

As máquinas axiais da linha 800 possuem o exclusivo sistema de arrefecimento V-Flow, que elimina a necessidade de manutenção diária, e a maior velocidade de descarga do mundo, que chega a 150 L/s nas classes 7 e 8. Com esses benefícios, as colheitadeiras da série 800 garantem economia de combustível e menor tempo com a máquina parada. Na Expodireto Cotrijal 2019, a Valtra terá em seu estande os modelos BC6800, com plataforma de milho 15 linhas, e o BC8800, com plataforma de soja de 45 ft Draper.



ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura