Especial Agrishow: Lançamentos e tecnologias já consolidadas são destaques da Trimble durante Agrishow 2019

​A Trimble, apresenta ao produtor rural brasileiro o Farmer Core, AutoSynce o Aplicativo Trimble Ag Mobile

29.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Val Machado

Os softwares e funcionalidades de gestão da propriedade fazem parte do pacote de soluções do Trimble AG Software, uma multiplataforma fácil de usar e que traz inúmeras facilidades e benefícios relacionados ao gerenciamento da propriedade agrícola. Além disso, a Trimble leva diversas soluções já consolidadas no mercado nacional e internacional. As novidades serão destaques durante a Agrishow.

Segundo o diretor comercial para a América Latina da Divisão de Agricultura da Trimble, Guillermo Perez-Iturbe, a Agrishow é uma grande vitrine tecnológica e por isso a empresa preparou novidades que realmente fazem a diferença. “O produtor brasileiro está cada vez mais interessado em tecnificar sua propriedade, e a Trimble está extremamente alinhada à essa tendência. Levaremos à Agrishow soluções que reduzem custos e ao mesmo tempo aumentam a produtividade, independentemente do tamanho da propriedade ou tipo de cultura. Estamos muito felizes em poder oferecer aos visitantes tecnologias que foram desenvolvidas para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro”, salienta.

Todos os produtos e serviços da Trimble podem ser vistos no estande da empresa na Agrishow, com localização em A8B1. Saiba mais sobre cada um deles:

Trimble AG Software

O Trimble Ag Software foi desenvolvido para transformar a maneira como o produtor trabalha, conectando toda a operação agrícola. Além de valor acessível, a ferramenta é capaz de sincronizar todas as informações geradas na propriedade, e que podem ser acessadas até mesmo por um smartphone, a qualquer hora ou lugar. Principais benefícios: economia de tempo, melhoria da eficiência, redução de erros humanos e aumento de lucros.

A plataforma também oferece outras licenças com diversas funcionalidades como, por exemplo, produção de relatório de visitas a campo que podem ser diretamente compartilhados, criação e execução de amostragem de solo, acessando o Trimble Mobile App, além do fornecimento de imagens de satélites tratadas por um algoritmo exclusivo da Trimble. Também é possível gerenciar as atividades e operadores no campo por meio de criação e acompanhamento de ordens de serviço.

Farmer Core – é uma nova licença do Trimble Ag Software que permite aos agricultores conectar todos os aspectos de suas operações agrícolas. É uma solução de software com inúmeras funcionalidades e acessível, que integra dados gerados por máquinas a partir de displays de precisão para simplificar a configuração e agilizar as operações da fazenda. Disponível em plataformas on-line e em dispositivos móveis, o Farmer Core permite que os usuários trabalhem com dados de precisão em tempo real, incluindo dados importados via APIs de displays de terceiros.

O Farmer Core é reforçado pelo Autosync, que sincroniza automaticamente linhas de guia, nomes de talhões, limites, pontos de referência e informações do operador nos displays da Trimble utilizando o software Precision-IQ ™ e o Trimble Ag Software no computador ou dispositivo móvel. A tecnologia elimina a necessidade de compartilhar dados manualmente, reduzindo a duplicação, a reentrada de dados e o erro humano, porque os dados estão sendo sincronizados em todos os dispositivos conectados na fazenda, em tempo real.

O acesso ao aplicativo Trimble Ag Mobile também é feito pelo Farmer Core. Ele permite aos usuários registrar informações de campo, mapear limites, exibir histórico de atividades, localizar pontos de interesse, gerenciar as atividades da fazendaentre outros. Os usuários podem criar nomes de clientes, fazendas, campos e importar e mapear pontos de referência com o aplicativo.

Soluções Trimble para Manejo da Água

Softwares e equipamentos possibilitam o manejo de água, corrigindo áreas com maior deficiência ou acúmulo de líquido, ao mesmo tempo que diminuem significativamente a movimentação de solo, promovendo a uniformização das áreas, podendo gerar uma economia de até 30% no uso de água na propriedade.

Em 2016, a Trimble formalizou um acordo de parceria com a Embrapa.  Diversos equipamentos e softwares da Trimble foram cedidos para sistematização do solo e implementação de taipas por GNSS. Desde então, a Embrapa utiliza os equipamentos para fins de pesquisa, difundindo seu uso e benefícios entre os produtores.

Novidades ISOBUS

O ISOBUS é um protocolo de comunicação capaz de padronizar as configurações de controle, permitindo que marcas com diferentes soluções se conectem. Durante a Agrishow haverá um espaço dedicado à informações sobre funcionamento e novidades do ISOBUS. Além disso, a Trimble também vai apresentar uma estação climática que oferece ao operador informações meteorológicas, em tempo real, que auxiliam na tomada de decisões.

O hardware Trimble ISOBUS pode ser instalado em qualquer tela que tenha o protocolo. A solução vem do desenvolvimento em conjunto com a Müller, empresa alemã e que é uma das grandes precursoras do ISOBUS no mundo, e que foi adquirida pela Trimble em 2017.

Linha de monitores Trimble

EZ-Guide 250 - Monitor mais acessível da marca que oferece recursos de orientação manual e assistida. Ideal para agricultores que procuram funcionalidades básicas de agricultura de precisão.   Principais benefícios: orientação e mapeamento manual, compatibilidade com o sistema de direcionamento Trimble EZ-Steer e receptor integrado de GPS de alto desempenho. Também permite mapear as áreas e pontos de interesse.

Conjunto GFX-750 e NAV-900 - Lançado no Brasil no ano passado, o monitor GFX-750 tem interface intuitiva, como um tablet comum. A solução apresenta uma série de recursos para transformar as operações agrícolas por meio de seu ambiente intuitivo, inovador e preço acessível. Pode manter a comunicação com o escritório em tempo real via bluetooth ou wi-fi. Além disso, por trabalhar com mais constelações, o sinal de GNSS tem um tempo de convergência muito menor e um desempenho mais robusto com maior precisão devido ao novo receptor Trimble.

Principais benefícios: controlar implementos de diversas marcas do mercado (ISOBUS); mais opções de conectividade, como bluetooth ou wi-fi integrados ao produto; e tempo de convergência da correção de sinal RTX mais veloz. Essa última funcionalidade possibilita um desempenho mais potente em ambientes difíceis e um tempo de convergência da correção de sinal RTX mais rápido. Além disso, o receptor/controlador NAV-900 diminui consideravelmente a quantidade de cabos na cabine, o que a torna mais organizada e garante uma operação mais eficaz.

Soluções de plantio 

Controlador de Taxa Field-IQ - A solução promove a eficiência nos processos de plantio, adubação e pulverização, possibilitando economia de 10% nos gastos de insumos para esses fins. A solução permite controlar e ajustar a população de sementes e a taxa de fertilizantes de uma só vez, em taxa fixa e/ou variável, fazendo com que o plantio da cultura seja feito no local indicado e com a população ideal. Para melhorar o aproveitamento de solo, a solução permite, ainda, carregar mapas de semeadura com informações de grande valia para o operador. A última novidade da solução é que, agora, as embreagens são elétricas.

Monitoramento de sementes basic - A Trimble também oferece a ferramenta de monitoramento de sementes, que, além de contar com as funcionalidades básicas de alerta de falhas e população, grava a operação para ser visualizada na tela ou no escritório, possibilitando ajuste em campo antes da fase da colheita.

Veltec

Adquirida pela Trimble em 2018, a Veltec é especialista em mobilidade de frota, desenvolvendo soluções para empresas de transporte melhorarem a segurança e reduzirem os custos operacionais. Durante a Agrishow, a Veltec destaca o Vsafe, o sensor de fadiga e comportamentos de risco do motorista, capaz de diminuir até 86% o número de acidentes na estrada. O visitante poderá ver na prática, por meio de um simulador, como a tecnologia detecta fadiga, distração, uso de celular, risco de colisão e até trocas de faixa sem sinalização.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024